Preparação de terra para agricultura baixa para 60 mil Kz

Preparação de terra para agricultura baixa para 60 mil Kz

Sessenta mil Kwanzas é o valor que o governo provincial do Zaire espera fixar nos próximos dias para o desbravamento de um hectare de terra arável, contra os 100 mil Kwanzas praticados actualmente por operadores de máquinas agrícolas a nível da região.

O facto foi revelado à imprensa, no município do Tomboco, pela vice-governadora provincial do Zaire para o sector político, social e económico, Fernanda Deolinda Guerra, que anunciou a tomada da medida em virtude das queixas do aumento unilateral do preço de preparação dos 100 metros quadrados de solos aráveis pelos operadores das brigadas de mecanização agrícola.

Explicou que estas brigadas têm influenciado negativamente no incremento da actividade agrícola na região, tendo adiantado que o preço acordado entre o governo provincial e as três operadoras de mecanização agrícola beneficiárias dos 30 tractores é de 60 mil Kwanzas para desbravar um hectare de terra.

Citado pela Angop, Fernanda Deolinda Guerra discordou das alegações evocadas pelos operadores das máquinas segundo as quais a subida da tarifa por hectare tem a ver com a escassez de combustíveis no mercado local, uma vez que os preços dos derivados de petróleo continuam inalteráveis.

Em finais do ano de 2019, a província do Zaire recebeu um total de 30 tractores de rodas, igual número de grades de 20 discos e 15 charruas de quatro discos, adquiridos pelo Executivo angolano para incentivar e dinamizar o processo de criação de competências no sector privado. Cada brigada de mecanização agrícola, composta por 10 tractores de rodas, igual número de grades e cinco charruas custa o equivalente a 172 milhões e 877 mil kwanzas, cujos beneficiários deverão amortizar este valor num período de cinco anos, à razão de 20 por cento por ano.