Cerca de 10 mil profissionais do pré-escolar serão vacinados contra Covid-19

Cerca de 10 mil profissionais do pré-escolar serão vacinados contra Covid-19

O posto do Mutu-ya-Kevela é de alto rendimento e tem condições para vacinar até seis mil pessoas, mas o Ministério da Saúde prevê imunizar cerca de 10 mil profissionais ligados ao pré-escolar, na província de Luanda, segundo a titular da pasta, Sílvia Lutukuta, quando falava à margem da abertura da campanha de vacinação para os educadores de infância

A campanha de vacinação para os educadores de infância arrancou ontem, em Luanda, na escola Mutu-ya-Kevela, pontualmente as 8 horas, conforme anunciou a ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta, que constatou in loco o início da actividade. Apesar de ter sido cancelada a abertura do pré-escolar, os funcionários estão a ser vacinados de modo preventivo e para que retomem as suas actividades com segurança.

A ministra da Saúde afirmou que o seu ministério prevê vacinar cerca de 10 mil profissionais ligados ao pré-escolar, embora tenha condições para vacinar até seis mil pessoas no posto de alto rendimento, implantado no Mutu-ya-Kevela.

Sílvia Lutukuta assegurou que não há nenhuma contra indicação para vacinar as mães que estão a amamentar, mas apenas existem restrições para as senhoras grávidas. “Mamã que está em casa ou no local de trabalho e esteja amamentar, contacte a sua instituição para fazer o préregisto e adira à campanha de vacinação”, exortou.

De acordo com a ministra da Saúde, a sua instituição está a trabalhar com o Ministério da Educação, neste novo segmento de risco, que são os professores do pré-escolar, para a maior afluência deste grupo. Considera que acorreram ao espaço não apenas os educadores de infância, mas também todos os profissionais ligados ao pré-escolar.

Foram educadores, vigilantes, assistentes, cozinheiras, entre outros efectivos das creches. “O trabalho está a ocorrer de forma excelente, porque todos já vêm com o seu pré-cadastro feito, trazem a sua folhinha que contém o código de barra e o documento de identificação”, frisou Sílvia Lutukuta, tendo garantido que a equipa de vacinação vai trabalhar até concluir com os profissionais do pré-escolar.

Hoje seguem os tripulantes

Sílvia Lutukuta revelou que a próxima classe a beneficiar desta campanha de vacinação contra a Covid-19 será a dos tripulantes, isto é, os assistentes de bordo e pilotos. A vacinação pode começar ainda hoje. Por isso, os trabalhos prosseguem com o Ministério dos Transportes, no sentido de efectuarem o cadastro dos seus efectivos.

As províncias de Benguela e Cabinda, dentro em breve, também irão arrancar com a campanha de vacinação contra a Covid- 19. O MINSA tomou a decisão de vacinar também regiões do Huambo e Huíla.

Instituições do pré-escolar que infringirem a lei podem ser punidas

No acto da abertura da campanha de vacinação do pré-escolar, para além da ministra da Saúde estava a da Educação, Luísa Grilo, que considerou a adesão dos professores do pré-escolar como disciplinar e cumpridora de regras.

Contudo, disse que as instituições de ensino do pré-escolar que abrirem as suas portas, mesmo depois do cancelamento das actividades, não devem começar as aulas, tendo em conta que o processo de vacinação apenas começou ontem e não serão todos vacinados.

“Apenas os professores da província de Luanda estão a ser vacinados, e precisamos de ter um critério que beneficia a todos, pelo que não há excepção para ninguém. Aqueles que teimarem em começar com as aulas devem ter a consciência de que estão a transgredir uma orientação superior do Chefe do Estado e do Poder Executivo”, frisou.

Segundo a governante, não devem retomar as aulas. Se assim o fizerem, a inspecção vai tomar conta da situação, cancelar, se for necessário, e punir os que desobedecerem.

Quanto à vacinação para outras classes, a ministra contou que a sua instituição está a trabalhar com o Ministério da Saúde e o processo é muito mais público, considerando que incluem professores para ensino primário, que estão em maior número em relação aos outros níveis, e posteriormente os do ensino secundário.

As condições estão a ser organizadas em termos de números de vacinas, de modo a administrar a todo o pessoal do sector da Educação.