MPLA considera positivo o grau de mobilização das suas estruturas

MPLA considera positivo o grau de mobilização das suas estruturas

A constatação saiu de uma jornada de campo realizada por membros do Bureau Político do MPLA em diversas províncias do país, no último fim-de-semana

O porta-voz do MPLA, Albino Carlos, considerou, ontem, positiva a jornada política que os membros do Bureau Político do partido efectuaram no último fim-de-semana em várias províncias do país, visando constatar o grau de organização e de mobilização de todas as estruturas do partido.

Em declarações a OPAÍS, o porta- voz disse que a referida jornada serviu de igual modo para engajar os militantes no processo de preparação e realização do VIII Congresso Ordinário do MPLA, um acontecimento que alega que vai consolidar a liderança do presidente do partido, João Lourenço, e que será decisivo na elaboração das linhas orientadoras do próximo Programa de Governo.

A jornada serviu ainda para se baixar orientações políticas e metodológicas para que a direcção do partido possa se sentar e analisar os próximos desafios políticos eleitorais.

“Deixamos orientações no sentido de alargar o nosso grau de influência e de inserção na sociedade a nível da movimentação dos jovens, do empoderamento e capacidade de mobilização e de militância das mulheres, a fim de consolidarmos o grau de poder que o MPLA tem na sociedade angolana”, disse Albino Carlos.

Sublinhou que dessa missão de trabalho que o partido efectuou foi possível constatar o elevado grau de motivação e de engajamento de todas as estruturas e de todos os militantes para que o partido possa vencer os próximos desafios políticos eleitorais.

Albino Carlos afirmou ainda que o MPLA está firme em todas as localidades e que os seus militantes, amigos e simpatizantes estão ansiosos para participarem dos desafios eleitorais que se avizinham.

Reafirmou que o partido está preocupado com a gestão do país, em resolver os problemas da crise que foi agravada pela pandemia da Covid-19, assim como com a estabilidade política e com a consolidação da democracia. E não teme nenhuma aliança por parte da Oposição, segundo o político.

Implementação de programas sociais

Por ocasião desta jornada política de campo, foi possível também avaliar o grau de implementação dos programas de impacto social, sobretudo de impacto na vida das comunidades, nomeadamente o PIIM, o PRODESI e outros projectos que têm a ver com a necessidade de dinamização da vida nos municípios e nas comunidades.

De acordo com o porta-voz do partido dos camaradas, o sucesso destes programas fará com que a iniciativa e o empresariado local tenham uma contribuição valiosa na economia angolana.

Relativamente à execução dos projectos sociais em curso, o responsável referiu que o partido terá oportunamente de implementar uma certa política de advocacia e usar a sua magistratura de influência junto de quem é de direito, no sentido de ultrapassar os constrangimentos, quer de ordem institucional como financeira e poder dar a sua contribuição para que os projectos menos avançados, sobretudo aqueles já implementados, possam contribuir para a resolução dos reais problemas económicos e sociais das comunidades.