Petro e Vila Clotilde abrem Nacional de basquetebol

Petro e Vila Clotilde abrem Nacional de basquetebol

Após sucessivos adiamentos, a 43.ª edição do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol (época 2021) arranca Sexta-feira, no pavilhão multiusos do Kilamba, na capital do país, com o jogo entre o Petro de Luanda e o Vila Clotilde.

O encontro, cuja hora está ainda por se definir, marca o início simbólico de uma jornada que reserva também os desafios 1.º de Agosto Academia – 1º de Agosto, Jesus Crist – Interclube e Clube de Formação Desportiva Kwanza (CFDK) – Atlético Sport Aviação (ASA). Por imperativo de calendário, folga o Petro B.

Inicialmente marcado para o dia 03 de Março, o início do campeonato nacional sofreu três adiamentos, por razões várias, tendo sido remarcado para os dias 5, 12 e, finalmente, 19. Com o objectivo de aproximar a competição às comunidades, a direcção da federação angolana da modalidade vai procurar levar a prova ao maior número possível de pavilhões, dentre Dream Space, Kilamba, Cidadela, Victorino Cunha, 28 de Fevereiro, ISPTEC e Paz Flor.

A 42.ª edição foi anulada, em 2020, devido à pandemia da Covid-19 que assola o país e o mundo, numa altura em que os petrolíferos lideravam com 49 pontos, seguidos do 1º de Agosto e Interclube, ambos com 44. O ranking do basquetebol nacional é comandado pelo D’Agosto com 19 títulos. O Petro tem 13, o ASA e o Libolo três cada, o Sporting de Luanda ganhou dois e Ferrovia um.