Bairro Grafanil ganha biblioteca comunitária no “Dia do Pai”

Bairro Grafanil ganha biblioteca comunitária no “Dia do Pai”

Em alusão às comemorações do Dia do Padroeiro São José e o Internacional do Pai, ambos comemorados a 19 de Março, a associação de inspiração cristã, denominada Visão Propósito Acção (VPA), inaugurou a sua segunda biblioteca comunitária física, ontem, no bairro Grafanil em Viana, Luanda

Depois do Benfica, em 2019, de acordo com a mentora do projecto Visão Propósito Acção (VPA), Tchissola Mosquito, a biblioteca comunitária do bairro Grafanil nasceu em detrimento do grande aumento de pessoas no grupo de leitura daquela localidade, sendo que a sua instituição cria e tem grupos que ajudam os jovens a desenvolverem o gosto pela leitura em quase todos os municípios de Luanda, dentro da Igreja Católica.

“As bibliotecas comunitárias têm um carácter diferente das públicas, porque estas servem a comunidade e têm um funcionamento muito próprio. Então, as pessoas que vão frequentar esta biblioteca vão ser membros daqui, vão ter um cartão, vão usar o espaço de forma gratuita, mas vão obedecer a alguns requisitos que nós estabelecemos nos nossos regulamentos, porque a intenção é de retirar os jovens da delinquência ou da prostituição”, explicou a mentora a este órgão.

A promotora garantiu que a iniciativa dos clubes de leitura, que funcionam como pequenas bibliotecas, dentro dos bairros mais pobres, tem ajudado muito para o desenvolvimento intelectual de muitos jovens e que, depois, chega à necessidade de se implementar uma física para dar resposta à demanda.

A nossa interlocutora ainda assegurou que, depois do Benfica e Grafanil, consta dos planos da VPA inaugurar, até ao final do ano em curso, uma outra biblioteca comunitária no bairro dos Mulenvos, de igual forma no município de Viana, em função do crescimento acelerado do grupo de leitura daquela zona.

Munícipes agradecem

Do lado de fora da biblioteca comunitária inaugurada, os munícipes ovacionaram a iniciativa da associação Visão Propósito Acção, porque, de acordo com os mesmos, a ‘casa dos livros’ vai ajudar muito as crianças e jovens estudantes.

Dona Graciete António, de 50 anos e moradora daquele bairro há 22 anos, disse que não sabiam que se estava a construir uma biblioteca, apenas se aperceberam ontem e, por isso, estão muito agradecidos pela iniciativa da escolha do Grafanil, porque vai ajudar muito para que os meninos daí estudem melhor.

Por seu turno, João Manuel, também morador, explicou: “estamos muito entusiasmados, porque é a primeira biblioteca cá no Grafanil. Então, é uma honra, acima de tudo, motivo de satisfação”, congratulou- se.

De salientar que o acto de inauguração contou com a presença de cerca de 20 pessoas, que fazem parte do clube de leitur, e obedeceu a todos os protocolos de biossegurança sanitária, face às medidas impostas em decorrência da Covid-19.

Valdimiro Graciano