Benguela começa hoje a vacinar contra a Covid-19

Benguela começa hoje a vacinar contra a Covid-19

60 mil doses é a quantidade de vacinas que o Ministério da Saúde pôs à disposição das autoridades sanitárias em Benguela para uma campanha de imunização contra a Covid-19 que começa hoje, às 8 horas, anunciou, ontem, o secretário de Estado, Franco Mufinda

Centenas de profissionais de saúde, em Benguela, estão mobilizados para administrar a vacina da AstraZeneca, nas cidades de Benguela e Lobito, revelou, ontem, o director do Gabinete Provincial de Saúde, Manuel Cabinda.

Para esta empreitada, as autoridades sanitárias definiram dois pontos de vacinação, sendo um instalado no pavilhão gimnodesportivo Acácias Rubras, no bairro do Kasseke, no município sede, e outro na Casa do Pessoal do Porto do Lobito, na cidade dos flamingos.

O gestor público garantiu, em recente entrevista à TV Zimbo, que estão, objectivamente, reunidas as condições técnicas e operacionais para a referida empreitada.

Manuel Cabinda garantiu que, do ponto de vista infra-estrutural, a província de Benguela tinha criada que se impunha, consubstanciadas em câmaras frigoríficas, para armazenar as 60 mil doses que chegaram à província.

As autoridades locais não avançaram quem vai ser o primeiro cidadão na província a ser vacinado, havendo, porém, quem acredite que vá ser o governador provincial, Luís Nunes, sendo certo que a prioridade, numa primeira fase, deverá recair sobretudo para profissionais de saúde, educadores de infância e pessoas com mais de 65 anos, que constituem os grupos de risco.

Entretanto, quando questionado sobre o assunto, o secretário de Estado para saúde pública, Franco Mufinda, fala apenas que, entre as pessoas a serem vacinadas, se destacam figuras políticas e sociais. “Amanhã, à medida que forem chegando, depois do cadastro feito, far-se-á a confirmação e depois poderá ser imunizada”, esclareceu.

O governante diz ser necessário que se explique à população sobre a não obrigatoriedade da vacina, mas adianta que, uma vez vacinado, o organismo torna-se mais bem preparado, na perspectiva de inibir um possível ataque do vírus SARSCOV- 2, por isso espera uma adesão considerável de cidadãos à campanha deste Sábado nos postos devidamente difundidos pelas autoridades sanitárias.

“São 60 mil doses para cada: Benguela, Huíla e Huambo (…)”, disse. Periodicamente, segundo Franco Mufinda, as províncias passarão a ser reforçadas de forma equitativa, em função da demanda que se avizinha.

De acordo com Mufinda, não há, desde já, um modelo de procedimento em relação a esta vacina e considera que a mesma é totalmente diferente das demais tipologias de vacinação.

O secretário de Estado para a Saúde Pública afirmou que é, deveras, imperioso que se evitem os receios em relação à vacina da AstraZeneca que o país está, neste momento, a administrar.

Por sua vez, o sindicato provincial dos médicos em Benguela enalteceu o gesto das autoridades em priorizar, fundamentalmente, os técnicos de saúde, por estes estarem na linha de frente.

Na perspectiva do seu secretário provincial, Edgar Bicassa, que falava igualmente à Zimbo, os médicos, dada à natureza da sua actividade, são profissionais muito expostos, por isso precisam, sim, de uma atenção especial.

Constantino Eduardo, em Benguela