Arranca hoje no Huambo a campanha de vacinação contra a Covid-19

Arranca hoje no Huambo a campanha de vacinação contra a Covid-19

O processo de vacinação contra a Covid-19 arranca hoje na província do Huambo, tal como ocorreu em Luanda, com prioridades para os profissionais de saúde, idosos a partir dos 65 anos com comorbidades, agentes da ordem pública, defesa e segurança, professores e educadores de infância

A campanha de vacinação na província de Luanda retomou ontem, tendo sido possível administrar a primeira dose a três mil e 412 pessoas, das quais mil e 214 em Benguela, perfazendo um total de cidadãos já vacinados, até ao dia de ontem, 23 de Março, 76 mil e seis cidadãos.

Entretanto, o país registou, nas últimas 24 horas, 17 casos novos de Covid-19, sendo 14 na província de Luanda, dois em Cabinda e um na Huíla. As idades dos infectados variam dos 13 aos 78 anos, dos quais oito do sexo masculino e nove feminino, de acordo com os dados do boletim epidemiológico da Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP), divulgado ontem, Terça-feira, 23 de Março.

No mesmo período, foi registado um óbito na província de Luanda. Trata-se de um cidadão angolano de 59 anos. Entretanto, nove pessoas recuperaram- se em Luanda, com as idades compreendidas entre 21 a 61 anos.

Ainda ontem, os laboratórios processaram 536 amostras por RT-PC. O cumulativo aponta para 420 mil e 105 amostras processadas com uma taxa de positividade de 5.2%. Segundo o boletim epidemiológico, nos pontos de entrada e saída da província de Luanda foram atendidos na base de testes rápidos serológicos 803 utentes com o complemento do antigénio nos casos reativos.

Nesta senda, o quadro epidemiológico da pandemia da Covid- 19, até ontem, é de 21 mil e 774 casos positivos, desta cifra, 20 mil e 99 pessoas recuperaram- se e mil e 144 continuam activos, estando seis em estado crítico, 12 graves, 40 moderados, 29 leves e mil e 57 assintomáticos.

Até ontem, o país registou 531 óbitos, sendo que 87 doentes estão internados, 111 pessoas encontram-se em quarentena institucional e mil e 570 contactos estão sob vigilância epidemiológica.