João Lourenço defende novas intervenções na cooperação com a Rússia

João Lourenço defende novas intervenções na cooperação com a Rússia

O Presidente da República, João Lourenço, defendeu, ontem, uma especial atenção na cooperação com a Rússia no segmento da investigação científica e formação de quadros de excelência

João Lourenço, que falava por vídeo-conferência na cimeira Inter-partidária Russa e África, referiu que a cooperação entre os dois países pode conhecer novo impulso em áreas de interesse recíproco, apontando que, no quadro da diversificação da economia, abrem-se enormes perspectivas de cooperação em diversos sectores como na indústria, na agropecuária, nas pescas, na energia, no turismo, nas telecomunicações e na ciência e tecnologia.

De acordo ainda com João Lourenço, desde a conquistada da Independência Nacional, Angola continua a beneficiar do apoio solidário da Rússia, que permitiu manter a unidade nacional e a soberania do país e, consequentemente, iniciar a reconstrução nacional, rumo ao desenvolvimento económico e progresso social.

João Lourenço disse que as relações de cooperação entre os dois países incidiram na formação de quadros em vários domínios do saber e na participação de empresas russas na actividade económica nacional, com destaque para a exploração diamantífera, a produção de energia eléctrica e a modernização das Forças Armadas Angolanas.

Importantes relações

O presidente do MPLA considerou ainda como sendo importante o desenvolvimento das relações entre os países africanos e a Federação Russa, bem como entre os partidos políticos, que têm a responsabilidade de definir as políticas que guiam a acção dos respectivos governos, para fazer face aos enormes desafios actuais.

Por outro lado, João Lourenço reconheceu também que a Rússia e os países africanos têm problemas comuns que podem encontrar soluções através do intercâmbio permanente de ideias e experiências, particularmente nos domínios da paz e segurança e do desenvolvimento económico e social.

Combate à Covid-19

Noutra abordagem, João Lourenço referiu que o mundo continua a viver os efeitos da pandemia resultantes da Covid-19, que teve impacto negativo sobre as economias de todos os países, o que leva a trabalhar na busca de uma resposta global.

Conforme explicou, Angola adoptou muito cedo as medidas de prevenção recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, sobretudo numa estrutura da economia do país, onde o sector informal tem um peso considerável.

“Desta forma, conseguimos evitar a propagação massiva da doença que conduziria ao colapso do sistema nacional da saúde. De momento continuamos a observarar medidas de prevenção e já começamos a administrar as primeiras vacinas aos grupos mais vulneráveis”, notou, tendo dito ainda que “gostaríamos de agradecer a Federação Russa pelo seu apoio material aos esforços da República de Angola no combate à pandemia da Covid-19”.