Yuri da Cunha homenageia Teta Lando em concerto

Yuri da Cunha homenageia  Teta Lando em concerto

Tido como um dos melhores intérpretes dos jovens da sua geração, Yuri da Cunha, o Show Man angolano, vai levar-nos de forma soberba a uma viagem ao universo das letras e melodias de Teta Lando, como “Um Assobio Meu”, “Tia Chica”, “Independência”, “Vou Voltar” entre outras

O músico angolano vai dar quatro concertos, denominados “Yuri da Cunha canta Teta Lando”, dos quais, dois nos dias, 09 e 10 de Abril no Royal Plaza Hotel, 17 de Abril no Live da TV Zimbo e dia 01 de Maio, no Luanda Beach Club em Luanda.

Neste espectáculo de aproximadamente duas horas, Yuri da Cunha renderá tributo ao compositor, Alberto Teta Lando, figura emblemática do nosso music-hall, falecido a 14 de Julho de 2008, em Paris, França, vítima de doença.

O cantor fará uma incursão aos mais variados álbuns de um dos maiores artistas que Angola já conheceu, levando o público a uma viagem ao universo das letras e melodias de Teta Lando, tais como ‘Tia Chica’, ‘Independência’, ‘Vou Voltar’;

‘Semba Rytmée’, ‘Menina de Angola’, ‘Esperanças Idosas’, entre outros temas, para relembrar e redimensionar a arte criativa de Teta Lando, que com a sua obra, ajudou a escrever o nosso sentimento e a nossa inconfundível história, bem como passar a importância do legado artístico que representa a história da Música Popular Angolana as gerações mais novas.

O concerto, segundo a organização, é uma mensagem de amor que atravessa gerações, juntando o talento do “Show Man” Yuri da Cunha, ao imprescindível legado de Teta Lando.

O homenageado

Alberto Teta Lando, nascido a 02 de Junho de 1948 em Mabanza Kongo, província do Zaire, faleceu a 14 de Julho de 2008, em Paris, França, vítima de doença. Foi presidente da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), que após o seu falecimento criou o Prémio de Arte “Alberto Teta Lando” em sua homenagem. É autor dos temas “Kinguibanza”(em quimbundo), gravado 1964, “Um Assobio Meu”, “Negra de Carapinha Dura”, “Angolano segue em Frente” e “Reunir”.

A sua discografica é constituída pelos álbuns: Tia Chica (N’Gola, 1974 / Roda 1977), Independência (CDA, 1975) .

Eu Vou Voltar (Da Nova, 1981), Semba Rytmée (Tchatch, 1985), Reunir (Endipu UEE, 1987 / Tchatch 1989), Menina de Angola (Chrisrod Records, 1990), Esperanças Idosas (Sonovox, 1993), Memórias (Sonovox, 1993) .

Yuri da Cunha

Já Álvaro Yuri Alberto da Cunha, também conhecido como Show Man angolano, nasceu no município do Wako Kungo, província do Cuanza-Sul, e começou a carreira artística na década de 80, tendo-se tornado conhecido com a música “Amigo”.

Entrou para a galeria do Top Rádio Luanda em 2004 com a música Makumba e em 2005 repetiu a proeza no Top da mesma rádio.

Na categoria de Melhor Discografia do Ano, Melhor Kizomba, Melhor Semba e Melhor Artista Masculino, Yuri da Cunha, elevou mais uma vez a fasquia, o que lhe permitiu a assinatura de um convénio com a Editora Sony Music.

Recorde-se que o cantor foi também vencedor do Prémio Rádio Luanda 2008, na categoria Kianda do Sucesso, pela quantidade de shows realizados e pelo reconhecimento da Cultura de Angola, tendo em 2009, com a música “Gago”, vencido o Top dos Mais Queridos.