Luísa Damião destaca relação africana com a Rússia

Luísa Damião destaca relação africana com a Rússia

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, destacou, nesta Quinta-feira, em Luanda, a necessidade da definição de políticas direccionadas ao reforço da cooperação entre os países africanos e a Federação Russa e o seu alargamento aos partidos políticos.

Ao intervir na conferência interpartidária Rússia–África, que decorre há dois dias em Moscovo, por videoconferência, referiu que ao longo dos anos de luta de libertação e alcance da independência de Angola foi importante contar com a solidariedade e irmandade russa, que permitiu o reforço das relações de cooperação.

Para Luísa Damião, a realização desta iniciativa sinaliza o renascer das tradições e proporciona a oportunidade, aos participantes, de trocarem ideias e experiências que fortalecerão, sem dúvida, o trabalho de cada um dos partidos.

Nesta senda, destacou a recente assinatura de um Acordo de Cooperação entre o MPLA e o partido Rússia Unida, que veio cimentar ainda mais esta cooperação, ao estabelecer prioridades nas acções a realizar, com vista à promoção da amizade entre os povos dos respectivos países, na base do respeito pela soberania e não ingerência nos assuntos internos de cada um dos partidos e Estados.

Por outro lado, no quadro do combate à pandemia da Covid-19, salientou o facto de o país ter adoptado muito cedo as medidas de prevenção e combate a mesma, tal como a maioria dos países africanos, que permitiram retardar, de algum modo, a expansão da doença.

No entanto, acrescentou que a insuficiente disponibilização de vacinas que se verifica neste momento pode comprometer os esforços em curso, no sentido da conter a propagação da doença.

Por este motivo, Luísa Damião solicitou a esta formação política o seu acompanhamento aos esforços que visam ajudar os países africanos que desejam obter a vacina russa.

Ao longo da sua intervenção, felicitou ainda o partido Rússia Unida pela iniciativa, que se realiza no quadro de grandes desafios geopolíticos e geoestratégicos que o mundo enfrenta.