Dirigentes do Cuando Cubango focados na dinamização da actividade cultural

Dirigentes do Cuando Cubango focados  na dinamização da  actividade cultural

O Governo do Cuando Cubango, através do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), vai reabilitar, a partir deste ano, o pavilhão Gimnodesportivo de Menongue e o Cine Luiana (Catito), visando dinamizar a actividade cultural ao nível da província, com destaque para as artes cénicas

A informação consta da mensagem do governador provincial, Júlio Bessa, por ocasião do Dia Internacional do Teatro, assinalado Sábado último.

Sem adiantar uma data precisa para o arranque das obras nem os valores a serem alocados, o documento refere que a reabilitação dessas infraestruturas tem como objectivo manter acesa a chama do movimento teatral.

Júlio Bessa reconhece que os grupos Tunahete, Mwene Mukuva, Associação Provincial de Teatro e outros vêm dando o melhor de si para que esse movimento teatral cresça e deixe de se circunscrever apenas a Menongue, uma vez que nos nove municípios do Cuando Cubango há, certamente, talentos a promover.

“O valor sócio-cultural do teatro como arte é inegável. Daí o nosso apreço aos cerca de uma dezena de grupos teatrais da nossa província, pelo empenho que vêm demonstrando, apesar das situações adversas do momento.

A nossa homenagem e reconhecimento são extensivos aos grupos ligados às igrejas, que localmente usam o teatro para levarem as suas mensagens aos respectivos fiéis”, frisou.

Neste momento em que o país atravessa uma fase difícil, devido à Covid-19, Júlio Bessa espera dos fazedores e amantes do teatro o cumprimento do seu papel na sensibilização dos cidadãos para a observância das medidas preventivas decretadas pelas autoridades angolanas, com vista a evitar mais propagação do vírus.

O Dia Internacional do Teatro foi instituído a 27 de Março em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro, com o objectivo de chamar a atenção das crianças e jovens para a importância da responsabilidade e do comprometimento com as pessoas, com as sociedades e suas causas, por via da arte.