Profissionais de Saúde têm até dia 7 de Abril para tomarem a vacina

Profissionais de Saúde têm até dia 7 de Abril para tomarem a vacina

Os profissionais de Saúde das províncias de Luanda, Benguela e Cabinda, que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, devem fazê-lo até ao dia 7 de Abril do ano em curso, de acordo com um comunicado proveniente do gabinete da ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta

As províncias do Huambo e Huíla deverão fazê-lo até ao dia 14 de Abril, também do ano em curso. De acordo com o documento, cabe aos directores gerais dos hospitais centrais e institutos, dos gabinetes provinciais da Saúde e municipais fazer cumprir escrupulosamente o conteúdo do comunicado.

A medida surge em função de o Ministério da Saúde considerar urgente e necessária a protecção dos profissionais do sector, entre os quais médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapéutica, apoio hospitalar e administrativos, quer do sector público e privado.

O comunicado serve também, para os subsistemas de saúde militar e filantrópico, com objectivo de se reduzir a contaminação da Covid-19, evitando, assim, casos novos no seio da classe, tendo em conta que imunizando se está a salvar não apenas as suas vidas, em particular, mas, também, a dos pacientes, seus familiares e da própria comunidade em geral. De acordo com o documento, a vacina é um acto de responsabilidade individual e colectiva.

Últimas 24 sem morte por Covid- 19

Nas últimas 24 horas, o país registou 32 novos casos de Covid- 19, sendo 30 de Luanda e dois do Namibe, com as idades compreendidas entre 18 e 66 anos, dos quais 19 do sexo masculino e 13 do feminino, segundo os dados do boletim epidemiológico da Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP), divulgados ontem, 28 de Março.

No mesmo período não foi reportado nenhum óbito. Entretanto, 20 pessoas recuperaram da pandemia da Covid-19, das quais 19, em Luanda, e um na Lunda-Norte, com idades compreendidas entre três e 55 anos.

Ainda ontem, os laboratórios processaram 714 amostras por RT-PCR, perfazendo o cumulativo de 425 mil e 585 amostras processadas com uma taxa de positividade de 5.2%.

De acordo com os dados do boletim epidemiológico, nos pontos de entrada e saída da província de Luanda foram atendidos na base de testes rápidos serológicos 712 utentes com o complemento do antigénio nos reactivos.

Contudo, até ontem, o quadro epidemiológico da pandemia a nível do país é de 22 mil casos positivos, 20 mil e 289 doentes recuperados, 533 óbitos e mil e 241 pessoas activas da pandemia. Das pessoas activas da Covid-19, nove são críticos, sete graves, 37 moderados, 28 leves e mil e 160 assintomáticos.

Nas unidades sanitárias 81 doentes estão internados, 26 estão a ser acompanhados em quarentena institucional e mil e 496 contactos se encontram em vigilância epidemiológica.