Bombeiros intensificam buscas de desaparecidos no rio Cutembo, mas com pouca esperança

Bombeiros intensificam buscas de desaparecidos no rio Cutembo, mas com pouca esperança

48 horas é o tempo que se encontram desaparecidos dois dos cinco cidadãos que foram arrastados pela correnteza do rio Cutembo, ao transporem a zona limítrofe entre as províncias de Benguela e Huíla. O Comando Provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) na Huíla intensificou, ontem, as buscas

Dez especialistas do SPCB foram destacados para trabalharem arduamente na busca de possíveis sobreviventes deste acidente que ocorreu na madrugada de Quinta-feira, quando alguns cidadãos seguiam viagem em duas viaturas, uma carinha de transporte de mercadoria e o um Toyota, modelo Land Cruiser.

Segundo o porta-voz em exercício do SPCB, na Huíla, Nelson Mário, as buscas vão continuar até que apareça um deles, porém, suspenderiam no período nocturno por falta de condições de iluminação.

O agente de terceira explicou que até ao momento, o número de mortes confirmado continua a ser o mesmo, isto é, apenas um, embora exista no seio da corporação pouca esperança de se encontrar mais alguém em vida.

“Nós destacamos no local dez especialistas no serviço de buscas de casos desta natureza que ficarão lá até que se encontre um alvo, ou ao fim do dia, já que não há condições de iluminação”, disse. Por outro lado, garantiu que a circulação rodoviária já foi reposta na tarde de ontem, permitindo a circulação de viaturas no troço Huíla/Benguela.

A vítima mortal identificada até ao momento é o automobilista João Paulo, de 30 anos, que seguia ao volante de uma Land Cruiser, com a matrícula LD 77-76-CQ, de cor branca. Entre os dois desaparecidos está uma criança de um ano de idade e uma senhora de 44 anos.

O incidente foi comunicado na madrugada de ontem, ao Comando local do SPCB, por um cidadão residente nas proximidades da zona da ocorrência. Na viatura se encontravam cinco cidadãos que tentavam fazer a travessia de uma província para a outra.

Por outro lado, o porta-voz em exercício do Comando Provincial do SPCB na Huíla informou que os sobreviventes da tragédia foram transportados para o Hospital de Benguela.

Dos ilesos e salvos, constam Bento Francisco, de 44 anos, o condutor da viatura. Segundo o SPCB, este cidadão é filho de Carlos Francisco e de Maria da Silva, natural da província da Huíla e reside na província de Benguela, bairro Yalos.

“Foi resgatado com vida depois de ser arrastado pela correnteza cerca de 5 Km aproximadamente do lugar do acidente até ao sítio onde foi resgatado”, frisou.

Segundo o porta-voz do SPCB, o outro cidadão resgatado é Eduardo Orlando Francisco, de 39 anos, filho de Carlos Filipe Francisco e de Maria da Silva, natural do município do Lubango e residente em Luanda, no bairro dos Ramiros.

“Ambos sem fractura, mas com dores em todo corpo e evacuados para o Hospital de Benguela, com o tempo de 01 hora”, descreveu.

POR: João Katombela, na Huíla