Governador acalma desalojados das Salinas com promessa de realojamento

Governador acalma desalojados das Salinas com promessa de realojamento

O governador provincial de Benguela, Luís Nunes, efectuou uma visita de trabalho à escola do Magistério Primário, local onde a administração do município sede alojou as centenas de famílias, em consequência das demolições, ocorridas em Julho de 2020. Luís Nunes promete lotear um outro espaço e ajudar na construção de casas para o realojamento

No quadro da visita de trabalho que efectuou ao município de Benguela, visando se inteirar dos principais problemas da cidade ‘mãe de cidades’, Luís Nunes decidiu, na manhã de Quarta-feira, 31, constatar in loco as condições a que se sujeitam perto de 300 antigos moradores do bairro das Salinas, no Magistério Primário ‘Lúcio Lara’, contrariando, com o gesto, práticas do anterior governador que, em pouco mais de nove meses, não conseguiu, sequer, visitar o local, apesar do grito de socorro dos desalojados.

O governador provincial de Benguela auscultou os principais problemas, sendo certo que o maior deles, neste momento, tem exactamente que ver com o regresso às Salinas, um espaço que a Administração de Benguela já está a lotear para consequente comercialização.

No diálogo mantido, os moradores manifestaram ao governador o desejo imperioso de regressarem à sua zona de origem.

Todavia, antes mesmo de Nunes ter pensado em efectuar uma visita aos antigos moradores, já a administração de Adelta Matias tinha sugerido que estes ficassem num espaço adjacente ao local onde estão alojados, mas estes recusaram a proposta, com o argumento de que o espaço era pertença de ex-militares. ‘Está bem, nos vamos resolver o problema. Vocês querem terreno, não é? Nós vamos arranjar’, promete o homem forte de Benguela, Luís Nunes.

O inquilino do Palácio cor-de-rosa, à Praia Morena, descarta, desde já, o regresso dos desalojados às Salinas, comprometendo-se, contudo, a proceder ao loteamento em um outro espaço com infra-estruturas básicas para água e energia eléctrica e promete também ajudar na construção das casas.

‘Vocês não podem ir na conversa de muitas pessoas que estão a querer servir-se de vocês (…) Eu vou resolver o problema’, disse, desaconselhando, porém, o regresso às Salinas pelo facto de a zona não dispor de condições para habitabilidade.

À imprensa, depois do diálogo que consideraram de frutífero com o governador, os moradores enalteceram o gesto de Nunes e, agora, esperam que as promessas feitas venham a ser materializadas.

Dona Joana destaca o facto de ter sido a primeira vez que um membro do Executivo, com a responsabilidade de Luís Nunes, os visita, levando na bagagem uma fórmula de solucionar o problema, dez meses depois. ‘Temos a administradora que nunca nos visitou e a senhora Adelta Matias está aqui hoje (31) e não sei porquê é que está aqui. Talvez por força do governador. Nós estamos satisfeitos’, manifesta a senhora.

Apesar de o governador ter prometido lotear outro terreno e, por conseguinte, ajudar na construção das casas, era desejo de Dona Joana e companheiros desalojado ter de volta os seus espaços no bairro das demolições e acusam a administração de Benguela de ter agido de má-fé.

‘Nós também não somos pessoas para viver naquele bairro das Salinas? Então se não formos nós, quem vai viver lá. Nós queremos que dêem a nossa restituição de posse’, pede.

Governador participa no conselho municipal de auscultação

Depois de ter radiografado o município sede, o governador provincial de Benguela, Luís Nunes, participou na reunião do conselho de auscultação social de Benguela, em sede da qual garantiu trabalhar afincadamente para melhorar a vida dos munícipes.

O governante promete tudo fazer para assegurar a melhoria das condições sociais da população, reiterando, porém, ser imprescindível o envolvimento de todas as forças vivas de Benguela para a materialização de tal desiderato.

“Vamos tudo fazer juntos e de mãos dadas para que os problemas da população sejam resolvidos”, salienta, tendo recebido, por parte da sociedade civil, o apoio de que precisa para governar a província. Neste sentido, os membros aproveitaram a presença de Nunes para apontar alguns dos vários problemas que afligem a população, com destaque para a debilidade nas vias de comunicação, deficiência no saneamento básico, limpeza das valas de drenagem, bem como a falta de água e energia eléctrica em algumas zonas da cidade de Benguela.

POR: Constantino Eduardo, em Benguela