Fazenda Pungo Andongo vai investir USD 15 milhões em equipamentos agrícolas e consumíveis

Fazenda Pungo Andongo vai investir USD 15 milhões em equipamentos agrícolas e consumíveis

Direccionada para a produção de cereais (milho e soja), a fazenda Pungo Andongo vai investir USD 15 milhões em equipamentos agrícolas e estima atingir 45 mil toneladas de cereais nos próximos cinco anos

O coordenador do projecto, António Vide, espera investir, numa primeira fase, “fortemente”, pelo menos USD 10 milhões em equipamentos agrícolas, fertilizantes, pesticidas, preparação dos solos e apostar na produção de milho e soja em grande escala a partir do mês de Outubro, época propícia para semear o produto.

O investimento também estará virado para a reabilitação das unidades industriais pertencentes ao projecto, que futuramente vai transformar o milho e a soja em produtos acabados (fuba de milho, ração), de modo a acrescentar valor ao produto. “Verifica-se a importação de fuba de milho e ração e vamos colmatar essas dificuldades apostando na produção nacional”, disse.

Alienada pela empresa Prumo- Empreendimento e Materiais de Construção, no valor de Kz 16 mil milhões, no programa do Programa de Privatizações (PROPRIV), a fazenda espera atingir nos próximos cinco anos 45 mil toneladas de cereais, num investimento orçado em USD 15 milhões equivalentes em Kwanzas.

“ Vamos iniciar a safra no mês de Outubro com uma produção de 2 mil toneladas de soja e 4 mil toneladas de milho. Dentro de cinco anos, a meta é atingir 15 mil toneladas de soja e 30 mil toneladas de milho com vista a alcançar níveis de produção que permitem a viabilidade económica e financeira da fazenda.

António Vide quer trabalhar com as comunidades e Institutos Superiores de Malanje e Cuanza- Norte, de modo a dinamizar as províncias no crescimento económico.

“Neste momento, temos prevista a contratação de cinco técnicos, que no final de três anos serão substituídos técnicos locais”, esclareceu.

Com uma área de 23 mil 230 hectares, estima-se ocupar metade deste espaço com a produção e cereais e o restante em viveiros de árvores, que vai servir para reflorestar nas áreas onde se verifica o desmatamento desordenado de árvores.

Dificuldades

Tal como as demais empresas ligadas à agricultura, a principal preocupação do empresário consiste na importação de adubos, fertilizantes, equipamentos específicos para as unidades industriais, recursos humanos qualificados. Por essa razão, vai apostar na formação interna para superar as lacunas.

“Até ao momento, os países não possuem unidades que produzem fertilizantes. Daí a necessidade de importar, o que dificulta a produção agrícola”, disse. O projecto conta com 95% de mão-de-obra nacional, principalmente na região do interior (Malanje e Uíge). A fazenda Pungo Andongo encontra-se localizada na província de Malanje e possui uma área de 23 mil 230 hectares, conta com infra-estruturas por reabilitar dentre eles, um silo com capacidade de armazenamento de 33 mil toneladas e equipamentos de produção de fuba, milho e rações animais.