Vietnamitas detidas por tráfico de marfim

Vietnamitas detidas por tráfico de marfim

Duas cidadãs de nacionalidade vietnamita foram detidas no Aeroporto Internacional de Luanda, por fortes indícios de transporte ilegal de marfim

A informação avançada pela Polícia dá conta que forças da Unidade Aeroportuária em acção conjunta com os Técnicos da Administração Geral Tributária (AGT) e o SIC detiveram, recentemente, duas cidadãs de nacionalidade vietnamita, de 39 e 58 anos, residentes nas províncias de Luanda e Benguela, por tráfico de marfim.

A detenção ocorreu na sala de revista de embarque dos passageiros do vôo BFT-088 da companhia aérea vietnamita quando os efectivos da Polícia Fiscal de Angola (PFA), em colaboração com o SIC e os técnicos da AGT, na contentorização, apanharam em flagrante (02) duas malas de cor preta e verde, que continham 16 pulseiras de marfim trabalhado, três unhas de animais não identificados e uma parte da boca de um animal desconhecido.

Importa referir que, este acto constitui crime de contrabando qualificado conforme espelha o artigo 186° do Código Geral Tributário, e no anexo de convenção sobre o comércio internacional das espécies da fauna e flora selvagem ameaçadas de extinção, conjugado com o n°1, do artigo 25° da Lei sobre a Criminalização das Informações Subjacentes ao Branqueamento de Capitais.

As implicadas foram encaminhadas para o Ministério Público para os trâmites subsequentes. Recorda-se que, ainda na mesma senda, o Serviço de Investigação Criminal no Bengo, realizou uma micro operação por volta das 6 horas do dia 29/03/2021, no interior da fazenda denominada Paulo Jorge, no município dos Dembos-Quibaxe, que culminou com a detenção de um cidadão nacional, solteiro de 50 anos de idade, camponês, por posse de dois troféus de marfim.

O cidadão foi apanhado em posse de dois troféus de marfim de elefante de 50 cm cada um, tendo o mesmo confessado ter abatido um elefante numa data não determinada, do pretérito mês de Dezembro de 2020, na localidade do Paulo Jorge. O marfim foi apreendido numa altura em que o mesmo procurava meios para os comercializar na capital do país.