Encontrado segundo corpo dos desaparecidos no acidente do Cutembo

Encontrado segundo corpo dos desaparecidos no acidente do Cutembo

O Comando Provincial dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, (SPCB), na Huíla, procedeu, na tarde do último Sábado, o resgate do cadáver de uma jovem que tinha desaparecido durante o arrastão de uma viatura pelas águas do rio Cutembo, na zona limítrofe entre as províncias de Benguela e Huíla

Trata-se de uma jovem de 19 anos de idade, que no passado dia 31 do Março do ano em curso foi arrastada pelas águas do Rio Cutembo, no interior de uma viatura que se encontrava a fazer serviço de táxi, quando a mesma tentava fazer a travessia, em direcção ao Lubango, depois de chuvas fortes que abateram sobre a região.

Segundo o porta-voz em exercício do Comando Provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros na Huíla, o corpo da jovem, ainda não identificada, foi encontrado um dia depois de se ter resgatado o corpo do seu filho, de apenas um ano de vida.

Depois de quatro dias de intensa busca, o agente bombeiro de terceira explicou que decorrem a desmobilização dos meios técnicos e humanos destacados no local para os serviços de busca, pelo facto de se ter encontrado a terceira vítima, antes de ontem, dia 03 de Abril.

A criança de um ano de idade, que estava desaparecida no rio Cutembo, foi encontrada. O seu corpo só foi encontrado pelas 14 horas de Sexta-feira, e no Sábado e Domingos as buscas continuaram para se localizar a sua mãe, que se presumia que fosse uma cidadã de 44 anos.

O corpo do bebé de um ano foi encontrado a cerca de 10 quilómetros do local do acidente. “Foi possível graças ao esforço que a corporação tem exercido deste o dia 31 de Março do ano em curso. A mesma equipa continuou no local e localizou o corpo da mãe da bebé”, frisou.

“Por volta das 13horas e 30 minutos, do dia 03 de Março do ano em curso, no Município de Quilengues, no Rio Cutembo, resgatou-se a nacional de 19 anos de idade, natural e residente na província do Cunene, progenitora do bebê resgatado no dia 31 de Março do presente ano. Os dois foram vítimas da correnteza da água sobre o rio supracitado, na zona limítrofe com a província de Benguela”, disse.

Tudo ocorreu quando era 1 hora da madrugada, dia 31, quando uma viatura de marca Land Cruser, de cor branca, com a matrícula LD-77-76- CQ, com 05 ocupantes, tentava atravessar o Rio Cutembo.

A mesma, segundo o porta-voz em exercício, foi arrastada tendo resultado em um morto, dois ilesos e igual número de desaparecidos, com idades compreendidas entre os 1 à 44 anos de idade, dos quais três do sexo masculino e dois do sexo feminino.

Por outro lado, o porta-voz em exercício do Comando Provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, na província da Huíla, informou que ainda é desconhecido o actual estado de saúde dos sobreviventes da tragédia, que foram transportados para o Hospital de Benguela, no dia do incidente.

“Dos ilesos e salvos constam Bento W. D. Francisco, de 44 anos de idade, natural da Huíla e residente na província de Benguela, bairro Yalos, condutor da mesma viatura. Este cidadão foi resgatado com vida depois de ser arrastado pela corrente de água cerca de 5 km, aproximadamente, do lugar do acidente e do sítio onde foi resgatado.

Outro resgatado com vida é Eduardo Orlando M. Francisco, de 39 anos de idade, natural do município do Lubango e residente em Luanda, no Ramiro. Ambos foram resgatados sem fractura, mas com dores em todo corpo e foram evacuados para o Hospital de Benguela.

João Katombela na Huíla