1º de Agosto com um pé no segundo lugar do Girabola

1º de Agosto com um pé no segundo lugar do Girabola

Os rubro-negros e o Sagrada Esperança da Lunda-Norte medem forças, esta tarde, no Estádio Municipal do Dundo, no acerto de calendário da sexta jornada do Campeonato Nacional, às 15:30

Em caso de vitória, hoje, diante dos Lundas, no “tapete verde” do Estádio Municipal do Dundo, o 1º de Agosto ascende ao segundo lugar do Campeonato de futebol da primeira divisão com 29 pontos. A acontecer, o clube central das Forças Armadas Angolanas ficará apenas a dois pontos do Bravos do Maquis do Moxico, líder com 31 pontos. Olhando para o momento de forma, ambas as formações estão em pé de igualdade, uma vez que o 1º de Agosto e o Sagrada Esperança partilham a terceira posição com 26 pontos cada um.

A equipa rubronegra tem um registo de dezoito golos marcados, igual número para os “lundas”. O 1º de Agosto, que ainda tem quatro jogos a menos, tem, neste momento, sete golos sofridos, ao passo que o clube da Lunda-Norte consentiu seis. Em virtude disto, tudo indica que será uma partida bem disputada do primeiro ao último minuto, mas que o clube militar parte com ligeiro favoritismo.

Como no futebol as estatísticas não vencem jogos, os rubro-negros são obrigados a entrar a mandar no jogo, porque o treinador do Sagrada Esperança, Roque Sapiri já preparou a estratégia para anular as principais unidades do clube militar. Aliás, se vencerem, os “lundas” irão, tal como os militares, ascender ao segundo lugar da maior montra do futebol nacional com 29 pontos. No passado Sábado, os comandados do português Paulo Duarte não passaram de um empate a duas bolas com o Recreativo do Libolo, no Estádio de Calulo, isto é, no acerto da 10ª jornada da prova.

Tal resultado deixou agastado os adeptos do 1º de Agosto, uma vez que o clube militar tinha a vitória na mão, mas se deixou empatar já perto do final da partida. Por conta disso, os sócios e adeptos pedem uma reacção no embate com os “lundas” que prometem não facilitar a vida do campeão nacional.

No historial de confrontos, o clube, fundado em 1977, leva a melhor, porque soma 19 triunfos contra apenas oito dos diamantíferos. Em 43 partidas, houve um registo de 16 empates, bem como 91 golos marcados. Na lista dos melhores marcadores, o avançado do Interclube, Dasfáa, comanda com nove golos, seguido por Mabululu, do 1º de Agosto com oito, ao passo que o brasileiro Tiago Azulão, de 33 anos, do Petro de Luanda, ocupa o terceiro posto com seis.