Comandante Maravilha e União Kiela do Sambizanga destacados na “Revista do Carnaval

Comandante Maravilha e União Kiela do Sambizanga destacados na “Revista do Carnaval

A Revista 2021 do Carnaval de Luanda, cuja apresentação acontece nesta Sexta-feira, 09, no Arquivo Nacional de Angola, em Luanda, presta homenagem ao Grupo de Carnaval União Kiela e a sua comandante Maravilha Dias dos Santos.

Maravilha é comandante do Kiela há 23 anos. Integra o conjunto há 30 anos. No começo, desempenhava o papel de vocalista e vice-presidente. Recebeu o legado da sua mãe e pertence a segunda geração da família a cantar e animar a caminhada do grupo.

A jovem comandante é igualmente prestigiada em prol do trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo dos anos no conjunto, e, também, por ser a única mulher a dirigir um grupo carnavalesco no país.

O grupo foi fundado em 01 de Janeiro de 1947 e tem o Semba como dança privilegiada. Na sua galeria conta já com cinco troféus, conquistados em 1985, 1986, 1989, 1990 e 2009.

Tudo começou como um simples conjunto de amigos com disposição para festejar o carnaval, tendo ganhado fôlego para competir para o troféu principal em Luanda. Isabel Ventura é uma das fundadoras do grupo, assim como Luzia Domingas Garcia, que também desempenhava o papel do rei, falecida a 17 de Dezembro de 2009.

Consta que, na edição referente ao ano de 2015, a Revista do Carnaval homenageou Maria António Gonçalves Henriques (Mamã Santa), membro fundadora do grupo União Kiela.