Dia Internacional do Desporto celebrado em Luanda

Dia Internacional do Desporto celebrado em Luanda

Um festival recreativo teve lugar, em Luanda, numa organização conjunta entre a escola de formação desportiva Macovi e a associação feminina do sector “AMUD”, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Paz e do Desporto.

Realizado no campo do São João (Bairro Neves Bendinha), o acto centrou-se na exibição de cerca de 200 atletas de distintas modalidades, com realce para o basquetebol, andebol, xadrez, judo, futsal, karaté-dó e capoeira, tendo sido presenciado pelo secretário de Estado para o Desporto, Carlos Almeida.

Na ocasião, um grupo de atletas com idade compreendida entre 6 e 18 anos recebeu testemunho e conselhos sobre o essencial para uma carreira exitosa, por parte de antigos desportistas como a ex-andebolista Nair de Almeida e os basquetebolistas Victor Muzadi e Jaqueline Francisco. Em declarações à imprensa, o secretário de Estado para o Desporto, Carlos Almeida, considerou a Escola Macovi parceira privilegiada do ministério, na medida em que tem fornecido representantes à Selecção Nacional de xadrez.

Referiu que, fruto disso, a escola tem merecido toda a atenção para que as suas actividades sejam realizadas com o mínimo de condições, visando a massificação do desporto nas comunidades. Disse constar do plano do ministério apoiar os atletas com estímulos diversos, sobretudo na disciplina de xadrez, que tem representado o país em competições internacionais.