PRS quer medidas concretas na erradicação do lixo em Luanda

PRS quer medidas concretas na erradicação do lixo em Luanda

O secretário-geral do Partido de Renovação Social (PRS), Rui Malopa, apelou, ontem, em declarações a OPAÍS, a necessidade de serem acionadas medidas urgentes de saneamento básico de modo a se retirar os focos de lixo em Luanda, sobretudo neste período que chove regularmente, na capital do país.

Segundo o político, a combinação água parada e lixo poderá ter consequências desastrosas na vida das populações, sobretudo as mais desfavorecidas, pelo que apela a necessidade de serem implementadas medidas urgentes de saneamento básico.

De acordo com Rui Malopa, apesar de ter sido realizado um concurso público para selecção de empresas de limpeza, ainda assim assiste-se a grandes amontoados de lixo a nível de todo perímetro da capital do país, o que demonstra uma ausência de políticas públicas eficazes capazes de acabar com os amontados de lixo.

Porém, dada a gravidade da situação, o político apela o reforço das condições de higiene fundamentalmente a nível das zonas periféricas que, segundo disse, é das que mais sofre com a situação do lixo.

“Em Luanda tem estado a chover quase todos os dias. E não vemos interesse das autoridades em terminar com os focos de lixo e isso pode ser perigoso para as populações”, lamentou.