Mina Quitota arranca no próximo dia 15 de Abril com a exploração de 10mil toneladas de manganês/mês

Mina Quitota arranca no próximo dia 15 de Abril com a exploração de 10mil toneladas de manganês/mês

Localizada na comuna de Quizenga, município de Cacuso, a Mina de Quitota vai começar a exploração de manganês dentro de duas semanas. Na fase inicial, espera-se uma produção de 10 mil toneladas/mês e posteriormente atingir às 40 mil toneladas do mineiro

O responsável da mina, Miguel Sérgio Teixeira, adiantou que as condições estão criadas para dar início à exploração de manganês. Neste período, estão a ser preparadas as frente para arrancar as actividades tal como, a extracção do mineiro e a linha de britagem.

Miguel Teixeira disse que o manganês será transportado para a central de beneficiamento que se encontra em Luanda, usando a via rodoviária e, futuramente, o comboio através da Estacão de Quizenga, que dista 15 quilómetros do projecto mineiro.

“O projecto vai contar com duas fases de exploração, nomeadamente a extracção a céu aberto e exploração subterrânea, este último, começa dentro de dois anos”, explicou. Questionado sobre o teor de manganês a ser explorado na Mina de Quitota, o responsável referiu que vai de 43 a 48 por cento, sendo as empresas de siderurgias do país os principais destinos da produção, antes de se pensar na exportação.

Disse ainda que a mina de manganês está a ser reactivada, anteriormente já foi explorada nos anos 1974 e se prevê reservas aproximadas em 4 milhões de toneladas e posteriormente atingir aos 12 milhões.

No que diz respeito à responsabilidade social, a empresa deu emprego a 20 jovens locais e 6 expatriados, prevê a construção e apetrechamento de uma escola de 6 salas de aula, um posto de saúde, bem como apoiar os agricultores locais do município de Cacuso.