Três crianças morrem após consumo de mandioca venenosa

Três crianças morrem após consumo de mandioca venenosa

Três menores (irmãos) morreram na manhã de ontem, no município da Ganda, província de Benguela, alegadamente após consumirem mandioca venenosa. A informação foi fornecida pelo porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional em Benguela, inspector-chefe Ernesto Tchiwale, adiantando que os malogrados tinham quatro, sete e 11 anos de idade.

A fonte, que falava à Angop, relatou que sete crianças se encontravam a brincar numa lavra familiar, onde terão consumido o referido tubérculo venenoso que, após algumas horas, causou a morte a três menores, encontrando-se os restantes a receber assistência médica. “As outras quatro crianças foram rapidamente transportadas para o banco de urgência do Hospital Municipal da Ganda, e o quadro clínico das mesmas ainda inspira cuidados”, disse.

O porta-voz adiantou que seis dos menores em causa eram irmãos e residiam na mesma casa, tendo, três perdido a vida. Ernesto Tchiwale disse que os corpos dos petizes foram depositados na morgue do hospital local, decorrendo diligências do Serviço de Investigação Criminal (SIC) para apurar as causas do sucedido. A ANGOP contactou um agricultor que pediu anonimato e que confirmou a existência da mandioca venenosa, também conhecida como “mata-jovem”, adiantando que deve ser consumida apenas após ser transformada em fuba.

O agricultor adiantou ainda que tal tipo de tubérculo existe e predomina no interior e diferencia-se pela cor branca que apresenta em relação à mandioca normal, e por ser amarga. A mandioca-amarga ou brava possui alto teor de ácido cianídrico (quantidade de linamarina maior que 100mg/kg), extremamente tóxico para o homem e os animais. Este é o primeiro caso do género que se regista na província de Benguela nos últimos anos.