Carta do leitor: Covid-19 e as mortes por doenças cardíacas

Carta do leitor: Covid-19 e as mortes por doenças cardíacas

O Brasil contabilizou 13.106.058 casos e 337.364 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa. Foram 4.211 mortes pela doença registadas em 24 horas, um novo recorde (dados de 07 de Abril de 2021).

No entanto, somente de doenças cardiovasculares o país teve, somente de primeiro de Janeiro até 07 de Abril, 106.526 mortes. Se contar outras doenças, o número da Covid passa a ser equiparado a outras enfermidades.

Não que a doença não precise de cuidados e atenção, pelo contrário, é necessário que cada pessoa se protege, se previna, assim com outras comorbidades. No entanto,é preciso seriedade nas informações de dados e cauísmos que sempre ocorrem em momentos de desespero, angústia e temor, principalmente quando se trata de vidas.

O site Agência Brasil publicou estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que aponta as doenças cardiovasculares (como o acidente vascular cerebral – AVC – e a endocardite) como a principal causa de morte no mundo. Em seu levantamento mais recente, que apresenta dados de 2015, a entidade informa que, naquele ano, o total de óbitos envolvendo essas enfermidades chegou a 17,7 milhões. O número representou 31% das mortes registadas em âmbito global.

O Cardiómetro é um indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no país, criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. As doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos).

Assim, cuidado, prevenção e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Nós queremos você vivo! Proteja-se e também a sua família, evite aglomerações.

POR: Gregório José
Jornalista/Radialista/Filósofo