Editorial: Pensionistas

Editorial: Pensionistas

O sofrimento dos pensionistas tornou-se uma marca ao longo dos vários anos que deixava estupefacto meio mundo sobre as razões que estavam por trás do monopólio atribuído ao Banco de Poupança e Crédito (BPC), descrito por muitos como uma das mais críticas instituições bancárias do país.

Apesar do valor baixo que muitos já auferem, independentemente dos anos de serviço, o castigo a que muitos eram submetidos, percorrendo dezenas ou até mesmo centenas de quilómetros para terem direito ao valor das contribuições, era incompreensível.

Só por isso, todos os fins do mês, quando se está a pagar as pensões, vimos defronte às agências do BPC milhares de cidadãos aguardando, faça sol ou chuva, pela sua vez para terem acesso ao interior da instituição.

Com a entrada em cena de outras agências bancárias, não só se vai acabar com as fi las intermináveis e até mesmo as longas caminhadas, como também se restitui alguma dignidade e respeito aos que durante anos contribuíram para os diversos sectores da vida política, económica, social e desportiva do país.