Hospital do Zaire sem médico pediatra

Hospital do Zaire sem médico pediatra

A pediatria do hospital provincial do Zaire, em Mbanza Kongo, está a funcionar desde Janeiro deste ano sem um especialista nesta área, criando constrangimentos no atendimento aos pacientes, revelou ontem o seu director clínico, Pedro Kiasaka Domingos.

Em entrevista à Angop, o médico disse que o único especialista que atendia a área está em Luanda por alegada situação de saúde. Com isso, actualmente as crianças que dão entrada nesta instituição são atendidas por um médico interno geral e por enfermeiros colocados na referida dependência do hospital.

Segundo o médico, a unidade sanitária regista ainda escassez de especialistas nas áreas da maternidade, estomatologia, cirurgia e obstetrícia. “O hospital está a funcionar sem um médico pediatra desde Janeiro. Também só dispomos de um médico obstetra e um cirurgião. Não sabemos quando é que vai durar essa situação”, referiu.

Pedro Domingos disse que em anos idos o hospital provincial funcionava com quatro a cinco especialistas em cada área.

Perante essa realidade, muitos cidadãos voltaram a procurar serviços médicos especializados em Luanda e na vizinha República Democrática do Congo (RDC).

O hospital provincial do Zaire presta serviços nas áreas de urologia, medicina externa e interna, maternidade, cirurgia, ortopedia, imagiologia, consultas integrais, pediatria, entre outras valências.

Pedro Domingos pediu também a instalação dos serviços de dermatologia, para responder a demanda nesta unidade que conta com 200 camas.