África Oil & Power considera Angola atractiva no mercado petrolífero

África Oil & Power considera Angola atractiva no mercado petrolífero

A consultora Africa Oil & Power (AOP) considera que a recente descoberta de petróleo, pela italiana ENI, ao largo da costa de Angola, mostra que o país continua a ser muito atractivo para as grandes petrolíferas internacionais, cita o portal português “Notícias ao Minuto”

“A última descoberta de petróleo da italiana ENI na concessão do Bloco offshore 15/06 de Angola é demonstrativa de como as prolíficas bacias e o quadro regulatório favorável de Angola continuam a ser atractivos, apesar da forte concorrência de novas regiões como a Guiana e o Suriname”, destaca a consultora.

Para a AOP, que actua como consultora da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) de Angola, a actual ronda de licitações de três blocos terrestres na Bacia do Baixo Congo, e de seis blocos terrestres na Bacia do Kwanza desperta muito interesse da Indústria.

A propósito, na próxima segunda-feira, a ANPG vai lançar uma ronda de licitações para novos investimentos nestes três blocos, que fazem parte do “portfólio” do país, apresentado como tendo uma “extensão combinada de recursos e infraestrutura que fornece, aos exploradores, oportunidades de upstream, pesquisa e localização de novos campos incomparáveis”.

O “roadshow” (sessões de promoção comerciais) híbrido Online e presencial vai proporcionar, aos investidores, a oportunidade de se relacionar com a Agência em relação aos blocos em oferta, aos pacotes de dados e aos estudos de acessibilidade, além de abordar questões ambientais, logísticas e de conteúdo local.

Através de um comunicado à imprensa, a consultora afirma que “nos últimos doze meses, a Covid-19 e a instabilidade do preço do petróleo resultante ameaçaram o investimento global em aquisição sísmica, em novas perfurações e noutras actividades não essenciais.

Esta ressalva que, “no entanto, o que se manteve constante durante este período é a magnitude das reservas de petróleo e gás angolanos, que não só representam algumas das bacias menos exploradas a nível mundial, mas também parecem aumentar de tamanho a cada nova avaliação”.

Angola tem 57 mil milhões de barris de petróleo e 27 biliões de pés cúbicos de gás – um aumento substancial em relação às estimativas anteriores de 8,2 mil milhões de barris e 13,5 biliões de pés cúbicos – que proporcionaria ao país as maiores reservas de petróleo do continente”, acrescentam os consultores.

António Nogueira