CCBA promove curso de gastronomia brasileira com direito a prémio aos melhores formandos

CCBA promove curso de gastronomia brasileira com direito a prémio aos melhores formandos

O Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA) promove de hoje, 12, a 14, o 1º Curso Livre de Gastronomia Brasileira das 13 às 16 horas, em Luanda

A 1ª edição pretende premiar os participantes com a melhor apresentação e desempenho no final da formação, que terá duração de três dias úteis, com direito a um conjunto de panelas de alta qualidade, da empresa brasileira Mondial, que oferece uma gama completa de produtos de cozinha moderna. Receberão, igualmente, um prémio em dinheiro no valor de 150.000 kwanzas.

O objectivo do 1º Curso Livre de Gastronomia Brasileira é dar a conhecer a riqueza, a diversidade e as particularidades da gastronomia brasileira para profissionais angolanos, bem como aprofundar experiências de aprendizagem e avaliação da culinária de ambos os países.

A culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes e técnicas indígenas, africanas e europeias. Miguel Borges e Jales Vieira, ambos chefs brasileiros de renome em Angola, são os formadores do curso e farão uma abordagem especial das receitas dos estados de Minas Gerais e Bahia, duas das culinárias regionais brasileiras mais apreciadas.

“Vamos proporcionar uma intensa viagem ao mundo dos sabores e aromas da cozinha brasileira”, frisa a directora do CCBA, Marisa Cristino, acrescentando que a iniciativa valoriza a ligação histórica das gastronomias brasileira e angolana. Para atender todas as recomendações sanitárias em vigor no contexto de pandemia, o CCBA escolheu um local espaçoso que vai garantir o distanciamento entre os seis candidatos selecionados, com rigorosos procedimentos de higienização e desinfeção.

Segundo o coordenador do 1º Curso de Gastronomia Brasileira, Miguel Borges, o curso é composto por duas partes, sendo a primeira com duração de dois dias em que os participantes serão divididos em dois grupos para receber o treinamento com um chef brasileiro por dia.

No terceiro dia, cada grupo de participantes irá confeccionar e apresentar para avaliação uma das duas ementas do curso. Os pratos serão avaliados por três júris com elevado grau de experiência e profissionalismo no ramo.

De salientar que, as inscrições foram feitas online, para candidatos com os seguintes requisitos: estar activo e possuir ao menos dois anos de experiência profissional em cozinha. Para o efeito, era necessário enviar um e-mail de manifestação do interesse à formação para o endereço eletrónico do Curso de Gastronomia Brasileira (contactoccba@gmail. com). A formação é gratuita.