Moçambique precisa de 94 milhões para ajudar deslocados de Cabo Delgado

Moçambique precisa de 94 milhões para ajudar deslocados de Cabo Delgado

O Governo moçambicano precisa de um total de 7 mil milhões de meticais (94 milhões de euros) para o plano de gestão dos deslocados devido à violência armada em Cabo Delgado, segundo o Jornal de Notícias. A estimativa foi avançada pelo Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD).

O valor vai servir para melhorar as condições de alimentação, abrigo e educação, bem como relançar o sector privado e incentivar pequenas actividades para geração de rendimento nas populações deslocadas, explicou Luísa Meque, directora geral do INGD, durante uma reunião com quadros do Governo e parceiros em Pemba, capital provincial de Cabo Delgado.

Segundo a fonte, até ao momento, as autoridades têm assegurados cerca de 600 milhões de meticais (oito milhões de euros) para a implementação do plano, que integra várias acções estratégicas para assistência das populações afectadas.

A cidade de Pemba, a capital de Cabo Delgado, tem sido o principal destino das populações que fogem dos ataques armados que começaram em 2017 em distritos mais a norte da província, albergando actualmente quase o dobro da sua capacidade.

A violência armada em Cabo Delgado começou há mais de três anos, mas ganhou uma nova escalada há duas semanas, quando grupos armados atacaram pela primeira vez a vila de Palma, que está a cerca de seis quilómetros dos multimilionários projectos de gás natural.

Os ataques provocaram dezenas de mortos e obrigaram à fuga de milhares de residentes de Palma, agravando uma crise humanitária que atinge cerca de 700 mil pessoas na província, desde o início do conflito, de acordo com dados das Nações Unidas