Província do Cuanza-Sul tem registados 268 projectos

Província do Cuanza-Sul tem registados 268 projectos

O secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, revelou que a província do Cuanza-Sul conta com 43 projectos aprovados. Deste número, o município do Sumbe beneficiou de 26 operações, já a Quibala usufruiu de 10 projectos, Cassongue com três, enquanto o Ebo conta com quatro. Os municípios da Conda, Amboím e Seles contam com um projecto aprovado, respectivamente

Mário Caetano referiu que os 268 projectos registados no Cuanza- Sul ainda não satisfazem o Executivo, porque existe um grande número de produtores que contribuem para o crescimento da produção nacional.

“Incentivamos o governo provincial e o município do Amboim a registarem os produtores para beneficiarem dos serviços do Estado de apoio à produção e o MEP vai contar com colaboradores (AMAPS) para o registo de produção nacional, que serão distribuídos em seis municípios no Cuanza-Sul”, apelou.

O responsável disse que, na última semana, foram recebidos oito pedidos para obtenção do crédito. Na fase de dossier de crédito, o produtor recebe apoio para constituir os documentos necessários, nomeadamente alvarás e títulos de concessão de terra, certificados de não devedores do INSS para darem entrada os processos à banca e ter acesso ao crédito. No serviço de apoio aos produtores foram entregues aos promotores cinco certificados não devedores do INSS, que vai facilitar na constituição do dossier para o acesso.

“Temos 99 projectos na banca em fase de negociação. Por força do instrutivo do BNA têm 40 dias para receberem uma resposta. Estamos a acompanhar os promotores a obterem as referidas respostas”, salientou.

No briefing que decorreu, ontem, na província do Cuanza-Sul, município da Cela, o responsável sublinhou que foram aprovados três projectos no sector da agricultura, por via do instrumento financeiro 10/ 20 do BNA,considerado o segundo instrumento que mais viabiliza as medidas de alívio económico com 76 aprovações em 2021.

“Com os três projectos aprovados perfaz um total de 79 projectos desde o início do ano. Os projectos aprovados foram um em Luanda e igual número na Huíla. A agricultura é o sector que mais beneficia com 351 projectos, a seguir o comércio com 216 e a indústria transformadora 111 projectos”, explicou.

Mário Caetano lembrou que foram aprovados 661 projectos em 2020. A meta é alcançar 1.514 projectos autorizados até 2022. Nesta fase, 770 projectos receberam o aval positivo. O Banco Angolano de Investimentos (BAI) aprovou dois projectos, enquanto o Banco de Investimento e Comércio (BIC) um.

“Desde a operacionalização do PRODESI estão registrados 754 projectos e a meta para o final do programa é atingir 1.514 projectos. No ano em curso, a meta é alcançar 500 projectos. Neste momento, 136 projectos aguardam aprovação da banca”, explicou.

Mário Caetano disse ainda que o BDA é o banco que mais financia, com 513 projectos, a seguir o Banco Angolano de Investimentos (BAI) com 35 e Banco de Investimento e Comércio (BIC). O sector da agricultura continua a liderar os financiamentos com 348 projectos, a seguir o Comércio e Distribuição com 216 e a Indústria transformadora com 111 projectos. A província de Luanda conta com 164 projectos aprovados, Huambo e Benguela com 58 projectos.

50 mil empregos criados

Mário Caetano disse que com a aprovação dos projectos aumenta a perspectiva de emprego, desde o princípio do ano perspetiva-se a criação de nove mil postos de emprego, sendo que os três projectos aprovados perspetivaram 2 mil empregos. Desde o início da campanha do PRODESI, contam com uma perspectiva de 50 mil empregos criados.

Em relação ao serviço de apoio no mercado interno, o responsável frisou que mais de 477 produtores foram registados no Portal de Produção Nacional, somando um total de 11 mil 668 produtores. Já no Programa da Economia Informal (PREI) foram aprovados 51 projectos e recepcionados 65 pedidos de apoio para o microcrédito. O mês de Abril encerrou com 58 aprovações de crédito. A província do Huambo é que mais se beneficia do microcrédito, a seguir Luanda 323 aprovações, Huíla com 183 e Benguela com 177.

Lunda-Sul, Moxico, Cuando Cubango, Cuanza-Norte e Cabinda beneficiaram de micro-crédito

A província de Cabinda conta com seis projectos de microcrédito aprovado, enquanto a Lunda Sul, Moxico, Cuando Cubango, Cuanza Norte tem cada um projecto aprovado. Das 51 aprovações do microcrédito, 19 foram direccionadas na província do Uige, 12 no Huambo, 6 Cabinda, 5 em Malanje, 3 Cuanza Sul, as restantes com um projecto aprovado, com kz 50 milhões. Desde o princípio de 2021, 517 milhões de Kwanzas foram disponibilizado para o microcrédito. No ano em curso, a meta é alcançar 2 mil 493milhoes de Kwanzas para o micronegócio. Desde a operacionalização do microcrédito já foram investidos 1.724 milhões de Kwanzas. No que toca ao microcrédito no sector empresarial, o agronegócio continua a liderar em termos de projectos com mil operações, a seguir o processamento de produtos agroalimentares com 265, a logística e distribuição 103 projectos aprovados.

Nesta fase, a Huíla destaca-se com 1.937 mil produtores registados no Portal de Produção Nacional. Depois estão o Huambo e o Bié com 1.578 projectos .

Na semana transacta foram formalizados 47 empreendedores, desde o início do ano conta com 501 empreendedores. A meta é alcançar 750 microempresas formalizadas, havendo neste momento 500 microempreendedores formalizados. Em relação à reconversão da economia informal, o Ministério vai identificar as brigadas móveis e distribuir meios para os agentes possam se deslocar junto dos produtores nacionais