Bolseiro angolano distinguido pela Universidade Krasnodar

Bolseiro angolano distinguido pela Universidade Krasnodar

O violinista angolano, Tanda Jaime da Orquestra Sinfónica Kaposoka, foi distinguido, recentemente, pela Universidade Krasnodar da Federação da Rússia com o Diploma “Prize Winner 1st Degree”.

Numa mensagem endereçada ao vice-Presidente da República, o responsável da referida Orquestra, Pedro Fançony, adiantou que o jovem Tanda Jaime revela-se um talento com muito futuro, tendo na sua galeria o não menos importante Prémio Cristiano Quizembe.

O vice-Presidente Bornito de Sousa, que mantém uma estreita relação com a Orquestra, efectuou em 2020, uma visita de cortesia ao projecto e fi cou positivamente impressionado com a alta “performance” dos jovens, que tocaram com extraordinária mestria os temas “Avó Beia”, “Ressurreição, “Namuleleno”, “Hallelluia, “Danças Eslavonic” (Dvorák).

A Orquestra Kaposoka, projecto social que acolhe centenas de crianças, foi fundada em 2008. É constituída maioritariamente por crianças, adolescentes e jovens de famílias desfavorecidas.

O projecto prevê expandir-se para as demais províncias, e a estimativa é chegar aos 5.000 alunos até 2023.

No início do ano passado a escola contava com 1.591 crianças e jovens inscritos em cinco escolas situadas na Samba, Zango 3, Catete, Lobito (Benguela) e Sumbe (Cuanza- Sul), aos quais ensina música clássica universal e angolana, associados aos valores da ética, cidadania e civismo.