Fazenda Vissolela vai exportar 180 toneladas de café para Portugal

Fazenda Vissolela vai exportar 180 toneladas de café para Portugal

Considerada a maior produtora de café no Cuanza-Sul, a Fazenda Vissolela estima produzir 200 toneladas de café arábica. desta produção, 20% será destinada ao mercado nacional, enquanto 80% vai para a exportação. A meta é atingir as 10 mil toneladas de café até 2025

O gerente da fazenda, Enio Miranda, referiu que na apresente safra foi realizado um investimento na ordem dos USD 12 mil por hectare e espera colher 200 toneladas de café, que serão exportadas para a Europa entre Agosto e Setembro.

Com 205 hectares de terra, equivalentes a 205 campos de futebol, este ano, a Fazenda Vissolela prevê atingir uma produção significativa de 200 toneladas, em relação à safra passada de 30 toneladas e vai estreiar a exportação em Agosto. O produtor defende maior facilidade dos bancos, em relação à aquisição do crédito, com um prazo de pelo menos quatro anos para o reembolso.

Há quatro anos no mercado, a Fazenda Vissolela prevê para o próximo ano atingir a meta de 600 toneladas de café e, posteriormente, chegar a 1.000 toneladas do produto. “Temos contactos nos países baixos, refiro-me à Holanda, Alemanha e Emirados Árabes Unidos. O nosso objectivo é exportar café nacional para mercados de África, Europa e Ásia”, disse. Em relação aos custos anuais, o responsável disse que são gastos USD 2 mil por hectare.

Para dar conta da produção de café, a fazenda tem disponíveis 15 tractores, uma colhedeira, máquina para a preparação dos solos. Os equipamentos são adquiridos localmente. Para reduzir os custos, a fazenda produz a própria muda de café e posteriormente cultiva o produto.

Dificuldades

O principal entrave com que o produtor se depara é o preço dos adubos para manter a produção e a falta de electrificação na fazenda, o que encarece o sistema de irrigação que chega a gastar mensalmente 70 mil litros de gasóleo. A Fazenda Vissolela emprega directamente 114 funcionários distribuídos em diversas secções. Enio Miranda defende maior aposta na cultura do café e divulgação do produto, com as realizações de bolsa de café, daí a necessidade de investir no crescimento da fileira do café. No total, a fazenda conta com uma área de 5 mil hectares. Deste espaço, 205 hectares contam com a plantação de café arábica.