Kremlin “vai estudar” proposta de cimeira feita por Biden

Kremlin “vai estudar” proposta de cimeira feita por Biden

A Presidência russa “vai estudar” a proposta de cimeira feita, na Terça-feira, pelo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, numa conversa com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, anunciou ontem o porta-voz da presidência russa. “É ainda prematuro falar desse encontro de modo concreto.

É uma nova proposta que vai ser estudada”, indicou à imprensa Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin (Presidência russa), que descreveu a conversa entre os dois presidentes como “profissional” e disse ter durado “muito tempo”.

Segundo Peskov, nenhuma “lista de temas a discutir está em preparação”.

O porta-voz indicou, por outro lado, que o Presidente Biden não abordou o assunto de Alexei Navalny, opositor que teria sido envenenado e está actualmente preso, cujo destino é considerado um tema crucial para os ocidentais.

O líder americano propôs a Putin a realização de uma cimeira, num país terceiro e nos próximos meses, “para construir uma relação estável e previsível”, segundo um comunicado da Casa Branca.

A proposta acontece numa altura em que a situação na Ucrânia torna-se mais preocupante, com o Governo desse país acusar a Rússia de preparar um “casus belli” (caso de guerra) para justificar uma eventual invasão.

Peskov repetiu que a preocupação sobre os movimentos de tropas russas é “infundada” e que a Ucrânia deve parar as “provocações” militares no Leste.

Na conversa telefónica, o Presidente dos Estados Unidos expressou ainda a sua “preocupação com o repentino aumento de tropas russas na Crimeia ocupada e na fronteira com a Ucrânia”, apelando à Rússia para “diminuir as tensões”.

Desde Janeiro e da chegada ao poder do novo Presidente norte- americano, as relações entre a Rússia e os EUA degradaram-se.