Biocom atende 40% das necessidades de açúcar do país

Biocom atende 40% das necessidades de açúcar do país

A Companhia de Bio-combustíveis de Angola (Biocom), localizada no município de Cacuso, em Malanje, prevê a produção de 120 mil toneladas de açúcar para o mercado, ainda este ano, revelou o director de produção da unidade, Adilson Rodrigues.

Em declarações à imprensa sobre os níveis de produção da Fazenda Biocom, o responsável precisou que essa quantidade representa pelo menos 40 % das necessidades do país.

A par do açúcar, disse que espera- se também, na presente campanha, a produção de 18 mil metros cúbicos de etanol e a geração de 63 mil e 466 megawatts de energia eléctrica a partir da cana-de-açúcar. Entretanto, para a concretização desses desideratos, estão em preparação cinco mil e 500 hectares de área cultivada de cana-deaçúcar, matéria-prima para o fabrico do açúcar, etanol e a energia que se perspectiva. Desta área, fez saber que 2 mil e 50 hectares já estão plantados.

Comparativamente ao ano de 2020, espera-se um aumento na produção deste ano, sendo que haviam sido produzidas 118 mil toneladas de açúcar na última campanha agrícola.

A Biocom é a primeira empresa do país a produzir e a comercializar açúcar, etanol e energia eléctrica a partir da biomassa. O empreendimento está instalado no Pólo Agro-Industrial de Capanda, na Comuna de Pungo-andongo, município de Cacuso, numa área de 81 mil e 201 hectares, dos quais 70 mil e 106 reservados para a agricultura e 11 mil e 95 destinam-se à preservação permanente da vegetação nativa.