Pastor detido por abusar sexualmente de duas mulheres alegadamente para expulsar demónio

Pastor detido por abusar sexualmente de duas mulheres alegadamente para expulsar demónio

As vítimas decidiram denunciar o caso aos órgãos de comunicação social por, alegadamente, o suspeito as ter incitado a venderem parte considerável dos bens em troca de um suposto milagre, uma vez que uma delas padecia de um problema de saúde. A família chegou a dar ao pastor terrenos e uma quantia monetária de mais de 5 milhões de kwanzas

Um pastor da Igreja de Coligação Cristã em Angola, identificado apenas por M.C.P Cayoko, de 49 anos, terá abusado sexualmente mãe e filha, de 25 e 46 anos de idade, durante cerca de dois anos e, posteriormente, coagido uma delas a assinar uma declaração, manifestando o desejo de transferir para a sua esfera jurídica uma quantia monetária na ordem de 5 milhões e 470 mil kwanzas.

A vítima conseguiu amealhar tal quantia monetária vendendo uma residência, um contentor de 40 pés, quatro terrenos sedeados em diversos bairros de Benguela, bem como diversas mobílias.

O aludido pastor teria convencido as vítimas de que os bens de que dispunham estavam endemoniados e, por isso, “pertenças do diabo”, sendo ele o único capaz de expulsar os maus espíritos.

“Ela (a mãe) disse que a casa estava endemoniada. Mas eu perguntei que tipo de demónio era aquele que era preciso vender a casa. Ela disse que o pastor é quem sabe. Do dinheiro tirou alguns valores para saldar uma dívida e o resto entregou ao pastor. O pastor disse que esse dinheiro não presta, está endemoniado”, disse uma das vítimas, cujo nome omitimos a seu pedido.

A vítima confirmou à imprensa ter mantido relações sexuais com o pastor. Explicou que o suposto pastor a teria convencido de que se o marido dela tinha morrido era porque o espírito dela saía à noite. Caso não se lhes expulsasse o demónio do corpo, ela continuaria a causar a morte a muita gente e, neste particular, a solução passaria por manter relações sexuais com o “santo homem de Deus”.

“Eu disse não, eu não posso fazer relações contigo, mas a minha mãe disse: vais fazer. Se te falou isso é porque ele conhece, porque ele fala com Deus. Ele está a ver o demónio que está no teu corpo”, contou a jovem.

Desabafou que ante a insistência da sua progenitora, anuiu. “Aceitei porque a minha mãe disse que, se você não aceitar, vais procurar a tua mãe que te nasceu. E o pastor também disse: se você não fizer, assim mesmo que você sair daqui vai morrer. Ele nos dava banho”.

Já a mãe, por sua vez, disse que foi parar à referida igreja devido aos supostos milagres que o pastor dizia ser capaz de realizar, sobretudo no capítulo da cura de enfermidades.

Na altura, segundo contou, tinha maus sonhos. Tendo explicado o problema ao ‘pastor’, este exigiu, como condição para se ver livre dos problemas que a apoquentava, a venda dos seus bens para, posteriormente, doar ao pastor.

“Se não os vender, os demónios vão incomodar-te sempre. Vão matar os teus filhos porque agora vieste para a igreja”, recordou.

Acreditando ser verdade e porque tinha dívida por saldar, optou por vender os seus bens. “Tirei um bocado de dinheiro para as dívidas e o resto do dinheiro entreguei ao pastor (mais de 5 milhões). Entreguei terrenos que passamos em nome dele”, conta a vítima, de 46 anos de idade.

Os vizinhos dizem que foi com uma dose de surpresa que tomaram conhecimento de que a senhora estava a desfazer-se dos bens da família, entre os quais a casa. Inicialmente, a casa estava por mais de 12 milhões de kwanzas, mas acabaram por vender apenas a 6 milhões e nada levou o comprador a pensar que a família precisava do dinheiro para dar a um suposto pastor.

“Eu não sabia de nada. Eu ainda aconselhei a mãe: O quê que te faz vender a casa e ela respondeu que o seu problema nem a família consegue resolver’, disse um senhor que acabou por comprar o imóvel.

SIC resgata cidadã internada há dois anos numa igreja

O Serviço de Investigação Criminal de Benguela diz ter tomado conhecimento que um suposto pastor, identificado apenas por M.C.P Cayoko, solteiro, pertencente à Igreja de Coligação Cristã em Angola que estaria a abusar sexualmente duas senhoras, membros da mesma família, de 25 e 46 anos de idade, residentes no bairro 11 de Novembro, zona B do município de Benguela, através de uma denúncia de populares.

De acordo com o porta-voz do SIC, Victorino Cotingo, face à matéria da denúncia, em diligências feitas, foi possível, na tarde de Terça-feira, 13, deter o suposto pastor, no recinto da igreja, quando se preparava para realizar mais um dos seus “rituais espirituais” e, com efeito, resgatar uma cidadã que lá se encontrava por coação há mais de dois anos.

“Por tais actos constituírem crimes de coação grave, concorrido com burla qualificada e abuso sexual com penetração, todos previstos e puníveis no Código Penal vigente. Para cessação da ilicitude, foi imediatamente detido o suposto pastor”, explicou o sub-inspector de investigação criminal.

Do interrogatório investigativo, segundo o porta-voz, o suspeito confessou parcialmente as acusações que pesam sobre si. No entanto, o oficial do SIC lembra que ele goza de presunção de inocência, um direito consagrado constitucionalmente. Desta feita, os autos vão ser remetidos ao Ministério Público para ulteriores trâmites processuais.

Constantino Eduardo, em Benguela