Pelo menos 400 projectos esperam por financiamento no Bié

Pelo menos 400 projectos esperam por financiamento no Bié

Quatrocentos e vinte e quatro projectos de pequenos empreendedores, com valores estimados de 100 mil até 7 milhões de kwanzas, aguardam financiamento da sociedade de micro crédito “Kixicrédito”, no Bié, no âmbito do Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA)

O FACRA, inserido no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI), é destinado a empreendedores que actuam no sector formal ou informal da economia.

Fazem parte do pacote, projectos como distribuição de produtos de campo, processamento alimentar, desenvolvimento de software, nos ramos da saúde, educação, gestão de recursos humanos entre outros.

O director do Gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado no Bié, Israel Chissingue Elavoco, em declarações ontem à imprensa, no Cuito, disse que a implementação do PRODESI estimulou o bem-estar das comunidades, através do aumento da produção agrícola.

Quanto ao Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), segundo a fonte, estão candidatados 62 promotores, nomeadamente 29 projectos do sector da agricultura, 18 de transformação de bens alimentares e cinco de prestação de serviço.

Informou ainda que, actualmente, os referidos projectos encontram-se no departamento de análise de risco de crédito do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) para posterior desembolso, com valores a depender da dimensão e impacto social do projecto. Já ao Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), até à presente data foram financiados 10 cooperativas, das 18 aprovadas, num valor de 370 milhões kwanzas.

As restantes oito cooperativas continuam à espera do desembolso estimado em 300 milhões de Kwanzas, a partir do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA). Relativamente a linha de crédito para financiar a compra de produtos por parte das cooperativas e dos empresários do ramo agropecuário de pequena e média dimensão, a fornecedores nacionais de sementes e insumos agrícolas, das 22 empresas cadastradas 18 já receberam desembolso, no valor de 744 milhões 980 mil 500 Kwanzas.

Os projectos inseridos na linha de crédito do PRODESI permitiram às empresas e cooperativas gerar mil 736 empregos directos, 6 mil 222 indirectos, nesta parcela do país. Alcides Evaristo Sambigo (negociante), que beneficiou de mais de 20 milhões de kwanzas do BDA, no município do Chitembo, disse que esta acção permitiu comprar e vender 27 toneladas de milho e feijão, assim como aumentou os postos de emprego de três para 13 pessoas.