Cuba muda ministro das Forças Armadas na véspera do congresso do PC

Cuba muda ministro das Forças Armadas na véspera do congresso do PC

O Governo cubano anunciou a substituição no Ministério das Forças Armadas Revolucionárias do histórico general Leopoldo Cintra Frias, 79 anos, por um outro veterano de igual patente, Álvaro Lopez Miera, 77 anos

Num comunicado oficial divulgado na véspera do início do 8º Congresso do Partido Comunista (PC) cubano, em Havana, a mudança de ministro surgiu a pedido de Raúl Castro, que, por sua vez, deve ceder o cargo de primeiro secretário da única força política do país ao Presidente Miguel Diaz- Canel, 60 anos.

Além de Raul Castro prevê-se a saída também de alguns dos grandes nomes da geração histórica envolvida na revolução cubana de 1959, entre eles o “número dois” do partido, José Ramon Machado Ventura (90 anos), e o comandante Ramiro Valdês (88).

Leopoldo Cintra Frias, conhecido popularmente como “Polito”, deverá também deixar o Bureau Político do partido, formado por 17 membros e o “coração do poder” em Cuba.

Veterano da revolução, Frias ingressou no exército rebelde de Fidel Castro aos 16 anos, em 1957, antes de prosseguir os estudos militares na antiga Checoslováquia e na extinta União Soviética.

Após várias missões militares no estrangeiro, nomeadamente em Angola e na Etiópia, ao longo da década de 1980, Frias foi declarado “Herói da República” pela Assembleia Nacional cubana, da qual é membro desde 1976.

Frias foi nomeado ministro das Forças Armadas, instituição que é um pilar do sistema cubano, em 2011, tornando-se apenas o terceiro homem a ocupar o cargo em 62 anos, depois de Raul Castro e de Julio Casas Regueiro.

O seu sucessor, Alvaro Lopez Miera, foi até agora vice-ministro das Forças Armadas Revolucionárias e chefe de gabinete do ministério. Membro do Bureau Político, também é um veterano de campanhas militares em África.