Sonangol adquire activos da Pumangol

Sonangol adquire activos da Pumangol

A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) adquiriu, através da Sonangol Holdings, alguns dos mais importantes activos estratégicos da Puma Energy, que incluem a rede de retalho da Pumangol

De acordo com uma nota de imprensa da petrolífera nacional, a que o jornal OPAÍS teve acesso, foram adquiridos 79 postos de abastecimento de combustíveis; terminais aeroportuários em Luanda, Catumbela, Cunene e Lubango.

A lista dos activos inclui ainda o Terminal de Armazenagem do Porto Pesqueiro, na Baía de Luanda, e a empresa Angobetumes. A nota da Sonangol refere que estas transacções representam o culminar dos esforços da petrolífera nacional, visando resguardar-se da participação na recapitalização da Puma Energy. Os acordos assinados estão alinhados ao objectivo estratégico inserido no Programa de Privatizações, com resultados evidentes na optimização do portfólio de activos da Sonangol, elementos-chave para o propósito de se focar no seu negócio principal. Entretanto, o mesmo comunicado revela que a Sonangol, em acordo tripartido, alienou, para a empresa Trafigura, os 31,78% da participação que detinha na Puma Energy, pelo valor de USD 600 milhões.

A conclusão do processo de venda das acções da Sonangol na Puma Energy à Trafigura e a subsequente compra da Pumangol, terá a duração de 6 a 8 meses. Adicionalmente, as partes acordaram um período de transição de um ano para a substituição da logomarca da Pumangol.

Importa referir que o Grupo Pumangol é a identidade em que está registada a Puma Energy em Angola. O Grupo assegura o armazenamento e a distribuição de combustíveis, betumes e emulsões. A Pumangol abriu a sua primeira estação de serviço em 2010 e é o segundo maior fornecedor do mercado, quer em volume de vendas, quer em número de postos de abastecimento e o maior importador e distribuidor de betume e emulsões.

A Pumangol engloba quatro empresas: Pumangol Lda, proprietária de todos os 79 postos de abastecimentos e opera a maioria deles no país; Pumangol Industrial, Lda, vende combustível e lubrificantes às indústrias e aviação; Pumangol Bunkering, Lda, abastece combustível aos navios e instalações petrolíferas no offshore de Angola; Angobetumes, Lda, armazena e distribui betume e emulsões.

A Pumangol Lda abriu a sua primeira estação de serviço em 2010 e hoje tem 78 estações de serviço em 18 províncias de Angola, controlando 30% de cota de mercado em Angola.