Raúl Castro deixa cargo de líder do partido comunista cubano

Raúl Castro deixa cargo de líder do partido comunista cubano

O sucessor de Raúl Castro será votado no final do congresso de quatro dias. O agora antigo líder do Partido Comunista Cubano criticou o incremento da hostilidade dos EUA nos últimos anos.

O general Raúl Castro retirou-se definitivamente da política e deixou de ser líder do Partido Comunista Cubano (PCC), cedendo a liderança da ilha ao actual presidente do país, Miguel Díaz-Canel, escreve a BBC. O agora antigo líder anunciou a sua decisão no VIII Congresso do partido, principal reunião dos comunistas cubanos. O seu sucessor será votado no final do congresso de quatro dias.

No discurso de abertura, Raúl Castro denunciou o incremento da hostilidade dos EUA nos últimos anos e insistiu na vontade do país em fomentar um diálogo respeitoso “sem concessões à sua soberania e independência”. Castro, que durante o seu último mandato como presidente (2013-2018) impulsionou a retoma de contactos com o país vizinho, criticou o endurecimento das sanções por parte de Washington.

No entanto, as mudanças no relacionamento com Cuba não são uma prioridade para o Presidente dos EUA, Joe Biden, de acordo com a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, confrontada esta Sexta-feira com as declarações de Castro no decorrer de uma conferência de imprensa. Psaki teceu vários comentários sobre o congresso do PCC ou mesmo sobre Raúl Castro, mas frisou que “uma alteração da política relativamente a Cuba ou a tomada de medidas adicionais não está, neste momento, entre as prioridades da política externa do Presidente” Biden.