Às vésperas da Cúpula do Clima, Bolsonaro faz promessas ‘mentirosas’ aos EUA , diz especialista

Às vésperas da Cúpula do Clima, Bolsonaro faz promessas ‘mentirosas’ aos EUA , diz especialista

O Presidente Jair Bolsonaro participará da Cimeira do Clima, organizada pelos EUA, nos dias 22 e 23 de Abril. Para o secretário-executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini, não há muita perspectiva para que o Brasil se comprometa com questões ambientais

A Coligação Brasil Clima, Floresta e Agricultura, que reúne pesquisadores, empresas e sectores do agronegócio, enviou uma carta ao governo brasileiro fazendo um apelo para que o país assuma compromissos de ter maior ambição climática durante a Cúpula dos Líderes sobre o Clima.

O secretário-executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini, disse à Sputnik Brasil que a participação do Brasil nas políticas ambientais e negociações sobre o clima são muito importantes, pois a pauta climática é cada vez mais central e exerce grande influência nas decisões políticas e económicas actualmente.

Segundo ele, se o Brasil seguir o curso da política ambiental que vem sendo adoptado pelo governo Bolsonaro, o país vai perder a oportunidade de obter vantagens em negociações e prejudicar a sua imagem no cenário internacional.

“Ou o Brasil vai se interessar pelo tema (ambiental), aproveitando isso como uma oportunidade de tirar vantagem de ser um actor importante e positivo na agenda de clima; ou vai acontecer o que acontece agora com o governo Bolsonaro, o Brasil vai se negar a assumir compromissos, se negar a fazer uma agenda positiva em meio ambiente e vai sofrer problemas de imagem, problemas que vão arranhar a capacidade comercial do Brasil de fazer negócios mundo afora”, afirmou.

Para Marcio Astrini, o Brasil tinha tudo para ser protagonista na pauta ambiental, mas afirmou que a expectativa da participação brasileira na cimeira “infelizmente não é nada boa”. Segundo ele, com o governo Bolsonaro o Brasil “vem passando vergonha, acumulando problemas de desgaste da imagem do Brasil”.

“Para o discurso que o Presidente vai fazer, esperamos as mesmas mentiras de sempre. Ele vai dizer que faz esforços para a questão do clima, que é uma agenda importante e que preserva o meio ambiente, mas isso não passa de um engano. Todas as medidas que o governo tomou desde Janeiro de 2019 só foram no sentido de diminuir a protecção do meio ambiente no Brasil”, frisou Astrini.

“É um governo que inclusive nega as mudanças climáticas. O próprio Presidente da República, o ex-ministro das Relações Exteriores, por várias vezes falaram que as mudanças climáticas e o movimento de defesa do meio ambiente não passavam de conspirações internacionais, então independente do que ele (Bolsonaro) vai falar, e normalmente são mentiras, aqui dentro de casa, no Brasil, o governo tem uma agenda contra o clima e contra o meio ambiente”, acrescentou o director do Observatório do Clima.