Editorial: Haja responsabilidade

Editorial: Haja responsabilidade

A directora Nacional de Saúde Pública, Helga Freitas fez, ontem, declarações bastante estarrecedoras, ao anunciar a morte de jovens e crianças causadas pela Covid-19, tendo sublinhado que até mesmo pessoas já vacinadas com a primeira dose da vacina encontram-se entre as vítimas.

Aquelas pessoas que se supunha terem os melhores anticorpos garantidores de boa imunidade, os jovens e as crianças, afinal também são sensíveis ao contágio fatal.

Como sempre reiteraram nas sessões de esclarecimento sobre o ponto da situação da evolução dos casos, os incansáveis responsáveis do Ministério da Saúde sempre lembraram- nos da observância contínua das medidas de higiene como a lavagem frequente das mãos, o uso da máscara e do álcool-gel, e evitar a exposição em lugares de grande aglomerado, de modo a se evitar a perda de mais vidas por causa do vírus.

Entretanto, nessa altura, em que pela primeira vez se fala de algo tão grave como é a morte de crianças e pessoas vacinadas, circulam informações segundo as quais um colégio situado no Jardim de Rosas registou casos positivos de estudantes e há quatro dias que os alunos estão em casa.

Aqui o que se pede é que as escolas, onde estão maioritariamente crianças, monitorem a situação e informem sobre os casos de que tenham conhecimento à sociedade, porque agora o risco é extensivo a todos e a responsabilidade se pede a todos.