Carta do leitor: Situação preocupante

Carta do leitor: Situação preocupante

Os dados apresentados esta semana são preocupantes. O país atingiu mais de 25 mil casos, surgindo intramuros solicitações para que o Executivo endureça as medidas de segurança para que os casos de Covid não se espalhem como um rastilho e coloquem em causa as conquistas já alcançadas.

Durante o Estado de Emergência, muitas vozes tinham surgido para criticar as medidas tomadas. Achavam que não se devia fechar o país devido às necessidades que tínhamos em termos de circulação de pessoas e bens, argumentando alguns deles de que iríamos para um caminho que fosse agudizar ainda mais a crítica situação económica do país.

Como disse certa vez o Papa Francisco, as economias se recuperam, mas as pessoas não. É assim que se partiu por medidas mais rígidas, o que fez com que se controlasse a pandemia.

Quando se decidiu aligeirar, houve quem tivesse olhado para isso como uma autoestrada que permitia fazer de tudo. Hoje, sem distanciamento, nem os cuidados básicos, o país voltou a registar os três dígitos, tendo alcançado em poucos dias números que no passado eram contabilizados num mês.

Já não se deve condescender. Ontem foram mais de 100 casos, depois de na Quarta-feira ter assinalado mais de 200. Não podemos permitir que a situação se descontrole. É urgente medidas que nos possam garantir enfrentar a doença.

Por: Santos Maurício
Viana, Luanda