Gestão do Aterro Sanitário dos Mulenvos atrai mais de 50 empresas

Gestão do Aterro Sanitário dos Mulenvos atrai mais de 50 empresas

Na semana transacta, 15 empresas apresentaram propostas para gerir o Aterro Sanitário dos Mulenvos, perfazendo um total de 51 empresas. Deste número, 34 são nacionais e 17 estrangeiras, avançou o secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, durante a actualização das actividades do MEP

Milton Reis referiu que continua aberto o concurso internacional para gestão do Aterro Sanitário dos Mulenvos, em Luanda, que vai decorrer até 29 de Abril do ano em curso.

“Desde a publicação do concurso para a gestão do Aterro Sanitário dos Mulenvos, no dia 29 de Março do corrente ano, foram recebidas 51 propostas de empresas. Deste total, 15 foram recebidas na semana transacta”, ressaltou.

No briefing semanal do MEP, Milton Reis frisou que o projecto de concessão para a gestão do Aterro dos Mulenvos, aprovado pelo Despacho Presidencial 34/21 de 24 de Março, será implementado numa modalidade de parceria público-privada.

A gestão do Aterro Sanitário dos Mulenvos prevê a triagem e valorização dos resíduos sólidos, através da reciclagem, venda dos resíduos sólidos, compostagem, biogás, produção de energia, por intermédio da biomassa.

O objectivo passa por melhorar a cadeia de gestão de resíduos em Luanda, através da optimização das infra-estruturas do aterro sanitário, que foi projectado em 2007 para 2.500 toneladas diárias e em 2020 recebia 6.500 toneladas de resíduos por dia. Do ponto de vista técnico, os especialistas consideram que o Aterro Sanitário dos Mulenvos já não cumpre os critérios para ser considerado um aterro, mas sim uma lixeira controlada.

De lembrar que este aterro, localizado no município de Viana, foi o único projectado no país, até meados de 2020, quando abriu o Aterro Sanitário da Catenguenha, no Huambo. O resto são lixeiras a céu aberto e valas sanitárias.

Para ultrapassar parte do problema e com carácter emergencial, em Fevereiro passado o Presidente da República aprovou um Procedimento de Contratação Emergencial, no valor de 34,8 mil milhões Kwanzas, para limpeza urbana até ao final deste ano.