SIC detém cinco cidadãos envolvidos no assassinato de coronel das FAN

SIC detém cinco cidadãos envolvidos no assassinato de coronel das FAN

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Luanda deteve cinco supostos marginais, entre os quais um sargento das FAA, que estiveram envolvidos no assassinato do coronel Bernardo Muginga, de 56 anos, director da Educação Patriótica da Força Aérea Nacional (FAN), ocorrido por volta das 19h30 do passado dia 1 do corrente mês, no bairro Vila Flor, em Viana

“A detenção destes marginais foi feita com base num trabalho árduo e aturado de investigação, utilizando como base retratos falados por uma das testemunhas que se encontrava com o malogrado na altura dos acontecimentos”, diz a SIC.

Os peritos do Departamento de Operações do SIC em Luanda procederam a detenção dos marginais mediante a execução de mandados que foram exarados depois de os terem localizados “através de um árduo trabalho de inteligência policial, tendo como móbil do crime o roubo da viatura”.

A acusação do crime de homicídio qualificado, segundo o SIC, recai sobre dois cidadãos identificados apenas por F.A.P, vulgo Rebenta, de 22 anos, e F.P.M,, mais conhecido por Bruno, de 30 anos, sargento das FAA.

De acordo com informações a que OPAÍS teve acesso, além destes dois presumíveis homicidas, os investigadores detiveram três mecânicos, identificados por C.A “Kilamu”, de 31 anos, B.L.S “Jaci- Pi” ou “Betão”, de 25 anos, e B.F “Benilson” ou “Tio Beni”, de 22, por terem desmanchado a viatura de marca Toyota, modelo Hilux, de cor branca, em que estava a vítima no momento em que foi abordada pelos marginais.

Depois de terem roubado a viatura, os marginais a levaram aos três indivíduos que se encarregaram de a desmontar e comercializaram as peças a um cidadão de nacionalidade chinesa que atende pelo nome de Zang Zhong.

“Após esta acção, os marginais levaram a viatura para uma residência no bairro Bita Tanque, município de Belas, e em três dias procederam o desmanche da mesma. O material foi recuperado já em posse de um cidadão chinês que pagou pelos acessórios”, relataram.

Os investigadores do SIC deslocaram- se ontem ao local, com os cinco marginais, para realizarem a reconstituição do crime, no âmbito do processo-crime nº 13239/2021-VN, que será remetido nos próximos dias ao Ministério Público, onde serão presentes para a responsabilização criminal.

O crime

Bernardo Muginga foi surpreendido pelo seu colega de corporação Bruno, sargento, e o seu comparsa Rebenta, no momento em que se encontrava em companhia da sua suposta namorada, identificada por Maria Lelo, de 22 anos de idade, no interior da viatura num terreno baldio.

Segundo declarações prestadas ao SIC pela jovem, que também participou na reconstituição, os marginais anunciaram o assalto, empunhando uma AKM de cano cerrado, ao que o seu suposto namorado reagiu.

Em resposta, o marginal que empunhava a arma disparou vários tiros contra ele, tendo causado a sua morte imediata. De seguida, os criminosos obrigaram a jovem a manter-se na viatura e levaram.

Depois de se terem afastado do local do crime, pararam a viatura num terreno baldio, abusaram dela sexualmente e a deixaram-na entregue a sua sorte.