CDC Angola assinala 30º aniversário com mostra fotográfica itinerante de Rui Tavares

CDC Angola assinala 30º aniversário com mostra fotográfica itinerante de Rui Tavares

A mostra fotográfica além de marcar o 30º aniversário da Companhia de Dança Contemporânea de Angola (CDCA), visa, igualmente, assinalar o Dia Mundial da Dança, a 29 de Abril, devendo estar patente até Dezembro em nove espaços da cidade de Luanda durante 15 dias em cada um dos lugares

Da autoria de Rui Tavares a exposição fotográfica, em que foram captados 16 bailarinos de quatro diferentes gerações da CDCA, será inaugurada no dia 29 de Abril, às 16 horas, no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, em Luanda.

Os bailarinos foram fotografados em conjunto com 16 edifícios e lugares da cidade de Luanda, evocando a multiplicidade de laços sociais e afectivos que se estabelecem entre as pessoas e os lugares que habitam, de acordo com uma nota de imprensa da CDCA, a que o jornal OPAÍS teve acesso.

“As fotografias dão relevo a um património de importância fundamental para a caracterização, história e memórias da cidade capital de Angola, numa abordagem às afinidades entre a dança e a arquitectura, enquanto linguagens que espelham, na sua tridimensionalidade, as relações entre o corpo, o movimento e o espaço”, lê-se no documento.

A mesma nota indica que, a mostra investe num olhar que privilegia o estético e o artístico sendo que o projecto pretende alertar e participar na sensibilização da sociedade para o risco que corre parte fundamental do património edificado, na esperança de que o mesmo possa ser resgatado, recuperado e devolvido à sociedade luandense.

Parceiros

Entretanto, o resultado deste trabalho será brevemente apresentado ao público, em livro intitulado “Lugares InCORPOrados”. Por outro lado, a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, exibe este trabalho em parceria com a Associação Kalu e consultoria da arquitecta Isabel Martins.

O autor

Nascido em Hamburgo, de nacionalidade angolana, iniciase na fotografia em Portugal em 1987. Com formação académica em Arquitectura e Urbanismo (Universidade Agostinho Neto, Universidade Gallecia e Universidade Lusófona) desenvolve todo o seu percurso ligado à fotografia de dança junto da Companhia de Dança Contemporânea de Angola, da qual é um dos membros fundadores e responsável pelo seu Gabinete de Imagem e Divulgação.

Em 1995, introduz a disciplina curricular de Fotografia na Escola Nacional de Artes Plásticas do Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural (INFAC), onde exerceu actividade como docente. Paralelamente, desenvolve projectos de fotografia experimental, tendo efectuado exposições individuais e colectivas em cerca de uma dezena de países, estando presente no livro “Anthology of the African Photography” e mantendo colaborações com as áreas da moda, da publicidade e do desenho gráfico.

CDC Angola

Fundada em 1991, pela coreógrafa Ana Clara Guerra Marques, a Companhia de Dança Contemporânea de Angola edificou, através de um percurso de inovação e singularidade, uma história exclusiva que faz dela um colectivo histórico e único, num contexto artístico que permanece frágil, conservador e fortemente cunhado pelas danças patrimoniais e recreativas urbanas e pela ausência de um movimento de criação de autor, no plano da dança.

No âmbito da pesquisa e experimentação, propõe a revitalização e a releitura da cultura de raiz tradicional com obras criadas a partir de estudos de investigação efectuados em várias regiões de Angola; A Propósito de Lweji (1991), Uma frase qualquer… e outras (frases) (1997), Peças para uma sombra iniciada e outros rituais mais ou menos (2009), Paisagens Propícias (2012), Mpemba Nyi Mukundu (2014) e (Des)construção (2017),