Autoridades moçambicanas apreendem 25 quilos de cocaína em Cabo Delgado

Autoridades moçambicanas apreendem 25 quilos de cocaína em Cabo Delgado

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic) de Moçambique apreendeu 25 quilos de cocaína escondidos na casa de um empresário na cidade de Pemba, em Cabo Delgado, anunciou fonte policial

A droga foi apreendida, na última Sexta-feira, num bairro de Pemba e terá sido transportada através do mar e descarregada na casa de um empresário local, segundo o porta-voz do Sernic em Cabo Delgado, Sumail Sabila. “Nesse momento, está a ser levado a cabo um trabalho operativo para, efectivamente, aferir se o cidadão, supostamente proprietário da residência e da droga, está envolvido ou não”, referiu o porta-voz.

Segundo as autoridades, três pessoas estão detidas por suspeitas de envolvimento no tráfico da droga, sendo ainda desconhecida a sua origem. Moçambique é apontado por várias organizações internacionais como um corredor para o tráfico internacional de estupefacientes.

De acordo com o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), as autoridades do Quénia e da Tanzânia, países a Norte de Moçambique, aumentaram a vigilância nos últimos  anos, empurrando os traficantes para sul, em direcção à costa moçambicana, “em busca de novas rotas e novos mercados”. A 19 de Março as autoridades moçambicanas apreenderam 440 quilos de heroína numa residência em Quelimane, no centro do país. A apreensão ocorreu na sequência de outras, de grandes quantidades, já realizadas este ano.

A 10 de Março, a Polícia da República de Moçambique (PRM) apreendeu 103 quilos de heroína, “crack” e haxixe num automóvel, durante uma fiscalização policial ao longo da Estrada Nacional N.º 1, no distrito de Murrupula, na província de Nampula. A 02 de Fevereiro, a polícia de teve um empresário na cidade de Pemba, em Cabo Delgado, Norte do país, na posse de 180 quilos de efedrina, substância que se presume teria como destino o fabrico de drogas.

Já a 28 de Janeiro, a marinha francesa anunciou que uma das suas fragatas no Índico apreendeu 417 quilogramas de metanfetaminas e 27 quilos de heroína numa embarcação tradicional ao largo da costa de Moçambique, avaliando a carga em mais de 40 milhões de euros. Na mesma semana, as autoridades moçambicanas detiveram um homem, de 37 anos, na posse de 61 quilos de heroína e cinco de metanfetamina, quando descarregava a droga na costa do distrito de Nacala Porto.