34 mil crianças começam a ser vacinadas hoje em Luanda

34 mil crianças começam a ser vacinadas hoje em Luanda

O Gabinete Provincial de Saúde em Luanda prevê vacinar 34 mil crianças menores de cinco anos, durante cinco dias, no âmbito de uma campanha de vacinação que está a ser em celebração da Semana Mundial Africana da Imunização.

Além das 34 mil crianças menores de cinco anos de idade, as autoridades sanitárias prevêem vacinar as mulheres grávidas, com essa actividade, cujo lançamento acontece hoje, no Campo do Felício, em Luanda.

As vacinas a serem administradas, à margem da Semana Mundial Africana da Imunização, são as que fazem parte do calendário de vacina designadamente BCG, pólio, hepatite B, pentavalente, pneumo 13, sarampo, rubéola, febre-amarela e toxoide tetânico, de acordo com uma nota do Gabinete Provincial da Saúde, a que OPAÍS teve acesso.

Neste sentido, as autoridades apelam a participação da população aderindo aos postos de vacinação. “Não se trata da vacina conta a Covid-19, até porque as crianças e gestantes não fazem parte do grupo alvo, actualmente”, lê-se na nota.

De salientar que, se comemora a Semana Mundial Africana da Imunização de 26 a 30 de Abril. Entretanto, a Semana Africana de Vacinação (SAV) foi endossada em Setembro de 2010 pela resolução AFR/RC60/14 para reforçar os programas de vacinação na Região Africana.

Por outro lado, é celebrada na última semana de Abril de cada ano em simultâneo com as outras regiões da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Semana Mundial de Vacinação (SMV).

Para comemorar esta data e tendo em conta a baixa cobertura vacinal na província de Luanda, o Gabinete Provincial da Saúde vai realizar uma intensificação de vacinação de rotina em todos os municípios, durante cinco dias, isto é de 30 de Abril a 06 de Maio do ano em curso, através da criação das equipas avançadas.