Combate à praga dos Gafanhotos no bom caminho-bombeiros

Combate à praga dos Gafanhotos no bom caminho-bombeiros

O Comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), Comissário Bombeiro Principal Bensau Mateus, confirmou, ontem, Quinta-feira, na província do Cunene, o bom trabalho que está a ser feito no combate à praga de gafanhotos.

Os municípios do Cuanhama, Namacunde, Ombadja, Cahama, Curoca e Cuvelai têm sido assolados, desde o início deste mês, por uma praga de gafanhotos, que já destruiu 874 lavras. Após uma visita de constatação do andamento dos trabalhos tendentes a travar a vaga, o responsável disse que, de acordo com a avaliação feita, o combate está a ser feito de modo manual e, de certa forma, tem dado bons resultados.

Para o comandante, o procedimento a ser usado exige a protecção do homem, dos pássaros, gado e de outros seres vivos.Os gafanhotos estão agora em direcção à comuna do Chitado, município do Curoca, situado a 333 quilómetros de Ondjiva, cidade capital do Cunene.

Desde o início dos trabalhos, cinco hectares de lavras e vegetação na comuna do Chiede, município de Namacunde, primeira zona assolada pela praga na região, foram já pulverizados. Por seu turno, o administrador da povoação de Oipembe, comuna de Ondjiva, município do Cuanhama, Alfredo Ndimute, apelou às autoridades governamentais a resolverem esta situação com a maior brevidade, para os camponeses não perderem todo o cultivo.

Paralelamente a esta agenda, o Comissário Bombeiro principal, Bensau Mateus, visitou as zonas inundadas pelas chuvas no bairro do Okaholo, cidade de Ondjiva, bem como inteirou-se do estado actual das infra-estruturas do sector.