Embaixador do Japão insta artistas angolanos à participação no Prémio Internacional “Mangá”

Embaixador do Japão insta artistas angolanos à participação no Prémio Internacional “Mangá”

O diplomata fez este convite à margem da entrega da medalha de bronze e diploma ao artista angolano Hermenegildo Pimentel, conquistado no 13º Concurso Internacional de Mangá (História de animação de quadradinhos japonês), tendo merecido, por isso, reconhecimento do embaixador daquele país da costa asiática, em Angola

O embaixador do Japão em Angola, Jiro Maruhashi, procedeu a outorga de diploma do prémio da medalha de bronze ao artista angolano Hermenegildo Pimentel, 10º classificado no 13º Concurso Internacional de Mangá (referente a 2019), na tarde de Quinta-feira, 29, em Luanda, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado para o Turismo, Hélder Marcelino.

Com o tema da história “Monstro de Dikixi”, o artista angolano conquistou o bronze da 13ª edição do concurso anual, fundado em 2007, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, visando a difusão da cultura japonesa no exterior, a promoção do intercâmbio internacional e trazer à superfície o reconhecimento dos criadores de Mangá.

Por ter sido o primeiro angolano a merecer a distinção, na sua segunda participação, mereceu por essa razão uma singela homenagem promovida pelo embaixador do Japão em Angola, Jiro Maruhashi, a quem coube a entrega da referida medalha. Ao tomar a palavra, o promotor do evento, além de prestigiar o artista angolano, Hermenegildo Pimentel, assegurou a importância do concurso para a cultura japonesa e para o intercâmbio com os outros países, terminando com a oferta de um Pokémon ao concorrente, sob a justificação de ser uma animação que representa o seu país.

“Estou muito feliz, é uma alegria, quer para o Japão quer para Angola. Este concurso serve para aproximar a cultura japonesa aos outros povos e países. Então, convidamos outros jovens, angolanos, portugueses ou de qualquer parte do mundo a participarem neste concurso, porque hoje em dia o Mangá já é mundialmente conhecido, até porque já tem passado na televisão angolana”, destacou o diplomata em declarações a este jornal.

A história

Hermenegildo Pimentel ‘confidenciou’ ao Jornal OPAÍS que participou pela segunda vez com a mesma história, explicando que, depois de não ter tido uma classificação satisfatória, aquando da primeira participação, reconheceu que teve que melhorar o contexto da animação criada, em que desenrola uma historieta que circunda o personagem Dikixi.

Trata-se de uma história do Cuito Cuanavale. Na verdade, segundo o autor, a história gira em torno da África-Austral, onde vários países africanos estiveram envolvidos num um conflito, cujas saliências do mesmo continuam a preencher a agenda política destas comunidades.

“Queria tentar mostrar um outro lado da história, porque a história conta sobre dois soldados, que entram em conflito entre si, depois de perderem os seus companheiros na batalha, e daí procuram vingar- se. Então, neste conflito, aprece o Dikixi, em forma de um monstro, que tenta separá-los, tentando mostrar-lhes o lado positivo ou o modo correcto de pensar”, enfatizou o concorrente.

O concurso

O Prémio Internacional de Mangá do Japão foi estabelecido, visando a divulgação da cultura pop japonesa e para auxiliar na promoção do entendimento sobre o Japão. O referido prémio foi, igualmente, criado como reconhecimento aos artistas de Mangá, os quais têm contribuído para o fomento dessa expressão cultural a nível mundial.

Entretanto, decorrem as inscrições para a 15ª edição até ao dia 8 de Julho, sendo que a cerimónia de premiação está prevista para o mês de Fevereiro de 2022. De salientar que os vencedores das Medalhas de Ouro e de Prata são convidados a visitar o Japão.

Valdimiro Graciano