Mães “retiram” crianças das consultas grátis por receio de contágio por Covid-19

Mães “retiram” crianças das consultas grátis por receio de contágio por Covid-19

É um serviço que o referido centro médico presta há algum tempo, sendo que o mesmo foi pensado para garantir o crescimento saudável e orientado dos petizes, nos primeiros anos de vida

O director administrativo do Centro Dominique, sito nas imediações da Assembleia Nacional, em Luanda, Paulino Chivinda, revelou, ao Jornal OPAÍS, que muitas mães suspenderam, há um tempo considerável, as consultas de clínica geral de rotina gratuitas, alegando receios de contaminação por Covid-19.

“Quando notificamos as poucas mães que pudemos, muitas disseram que os pais das crianças orientaram para não irem mais a esses exames, enquanto não passar a situação da pandemia”, informou o responsável do referido centro de saúde, sublinhando que decisão do género passou a ser adoptada paulatinamente por um número preocupante de senhoras.

Paulino Tchivinda explicou que a maioria dos pais pensa que ir ao hospital poderá ser suficiente para contrair a doença do momento.

A instituição de saúde que tinha cadastradas mais de 30 crianças, hoje conta com apenas 12, uma cifra que, de mês a mês, pode reduzir para nove ou 10, de acordo com Paulino Tchivinda, para quem, a prevalecer a abstenção, terão de passar as vagas para outros interessados.

No princípio, houve preocupação dos dirigentes e da equipa médica do estabelecimento em procurar saber, se os utentes se tinham apercebido da entrada de certo paciente com Covid-19, mas, do inquérito cuidadoso, não houve qualquer indício de tal desconfiança.

“Repare-se que, por causa dessa situação, em Novembro de 2020, a nossa direcção envidou esforços para pedir que o Ministério da Saúde ajudasse na autorização e criação de condições de testagem à Covid-19, uma solicitação que, até à data, espera por deferimento”, disse Paulino Tchivinda, ironizando que até uma resposta negativa lhes servia.

Questionado sobre o tempo de ausência nas consultas, o director administrativo adiantou dizendo que há mães que já não aparecem no centro, desde o ano passado.

Refira-se que o centro médico Dominique disponibiliza 30 acessos para usufruto desses serviços grátis. Embora o pacote gratuito se reserva á consultas de clínica geral, quando a situação impõe, os técnicos de saúde desta instituição sanitária vão além desses atendimentos.

“As patologias que são atendidas neste -programa são o paludismo, a febre tifóide, dengue, infecção urinária e a bronquite”, detalhou o administrativo.

Antes da pandemia, no centro Dominique, estava em curso um plano de solicitação de outros apoios para se aumentar o número de crianças beneficiadas pelos serviços grátis, que, segundo o responsável, quase todos os dias regista procura.

Mais interessados esperam por apoios extras

Aliás, segundo informou, logo a seguir a isso, muito recentemente, a direcção recebeu promessa de uma instituição idónea do Estado que, a vir a efectivar-se, poderá até dobrar ou triplicar a oferta das consultas grátis, ao ponto de suscitar consequentes serviços de tratamentos.

Paulino Tchivinda, que pediu para os seus depoimentos não serem interpretados como motivos de o centro de saúde ir diminuindo ou acabando com a responsabilidade do atendimento em causa, garantiu que, de uma ou outra maneira, a situação é facilmente resolvível.

Finalmente, o responsável do centro médico Dominique achou oportuno referir que, também face à pandemia da Covid-19, tiveram de adoptar estratégias como cumprir com as orientações do Ministério da Saúde, colocando material de biossegurança em todas as secções e incentivando constantemente a que efectivos e colaboradores da unidade hospitalar não desistissem.